Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Arquidiocese solicita demolição de restos do Aviaquário
Por Semcom,
terça-feira, 13 de agosto de 2013
 
 
 

A demolição dos restos do Centro Pastoral, antigo Aviaquário, executada pela Secretaria Municipal de Insfraestrutura (Seminf), foi uma ação solicitada pela Arquidiocese de Manaus à Secretaria Municipal do Centro (Semc), em maio deste ano. Na ocasião, a Semc encaminhou o documento da Arquidiocese à Seminf para que fossem tomadas as devidas providências em relação ao pedido feito à Prefeitura. A mureta fica localizada em frente à Igreja da Matriz, no Centro da cidade.
 
Segundo o ofício de solicitação da Igreja Católica, a demolição do Aviaquário já havia sido iniciada em maio de 2011, mas não foi concluída. No documento, a Arquidiocese declarou que os restos da estrutura atraíam moradores de rua e usuários de drogas, que ocupavam o espaço indevidamente, pulando o muro e quebrando os cadeados que fecham o portão de acesso. Outro ponto observado foi a possibilidade de acúmulo de água, o que poderia originar focos de multiplicação e transmissão de doenças.
 
De acordo com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), antes de ser retomado o processo de demolição, foi feita uma pesquisa junto a acervos históricos de Manaus e ficou constatado o local não faz parte do conjunto arquitetônico da Matriz que é tombado pelo patrimônio histórico. Registros também mostram que a mureta alvo da ação foi erguida posteriormente à construção da igreja para cobrir o antigo Aviaquário, desativado há anos.
 
Depois disso, foi feito uma nova reunião entre órgãos da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado - Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria do Estado da Cultura e Implurb -, que discutiram o processo de revitalização do Centro. O Implurb chegou a mandar ao local fiscais da Divisão de Patrimônio Histório (DPH), que constataram que nenhuma edificação tombada pelo poder público estava sendo atingida.
 
O reordenamento da Praça da Matriz faz parte do processo de revitalização do Centro de Manaus, projeto coordenado pela Prefeitura. Todos as edificações históricas serão respeitadas.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019