![]() Notícias |
Prefeitura esclarece projetos para a Copa de 2014
Por Semcom, quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Em relação à matéria divulgada no blog de Vinícius Segalla intitulada “Projeto original fracassa e políticos criam novo plano de obras para Manaus a 10 meses da Copa”, a Prefeitura de Manaus esclarece que:
Em reunião no último dia 6 de agosto em Brasília com os ministérios de Planejamento e Cidades, a Prefeitura de Manaus apresentou ao Governo Federal o projeto “Corredores da Copa”, elaborado no início deste ano pela nova gestão municipal e que já está sendo executado. O projeto tem a finalidade de reurbanização das ruas e avenidas que constituem o principal conjunto de eixos de mobilidade durante e após a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Importante ressaltar que o projeto "Corredores da Copa" não alterou o Plano de Mobilidade proposto para a Copa do Mundo FIFA 2014.
O projeto, orçado em R$195.815 milhões, inclui melhorias nas avenidas Santos Dumont, Torquato Tapajós, Constantino Nery, Djalma Batista, Boulevard Álvaro Maia, Brasil, Coronel Teixeira, Pedro Teixeira, Dom Pedro, Loris Cordovil, Agostinho Caballero e Presidente Dutra. Ao todo serão 50 quilômetros de extensão com pavimentação de ruas e calçadas, drenagem, melhorias nos meios-fios, sarjetas, sinalização e paisagismo. Além disso, o "Corredores da Copa" inclui organização do fluxo viário da cidade, com corredores exclusivos e faixas preferenciais para ônibus, e reestruturação do transporte coletivo. Estas obras são importantes legados para a capital amazonense e atendem as exigências propostas pelo Governo Federal no que diz respeito ao Plano de Mobilidade para as cidades brasileiras.
Conforme nota divulgada pelo Governo do Amazonas, o Monotrilho e o BRT (dois projetos planejados inicialmente para melhorar o transporte urbano em Manaus no período da Copa) saíram da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ por conta do prazo de execução das obras serem superiores a 2014. O Governo do Estado solicitou a retirada e o pedido foi atendido pelo Grupo Executivo da Copa (Gecopa), do Governo Federal. A retirada da Matriz da Copa foi solicitada para garantir que os projetos sejam executados sem dissolução de continuidade após o Mundial. Caso continuassem na Matriz, as obras teriam que ser concluídas no primeiro semestre de 2014 e, de acordo com o cronograma atual, as obras serão entregues em 2015.
O Monotrilho e o BRT não são obras indispensáveis para a Copa de 2014 e continuarão a ser encaminhadas pelo Estado e Prefeitura por serem importantes para a mobilidade urbana na capital.
O transporte público que será utilizado durante a Copa do Mundo da FIFA™ será o BRS (Bus Rapid Service) que terá faixas preferenciais para ônibus e dará mais agilidade à locomoção de pedestres e fluxo de trânsito. As obras do BRS começaram em julho deste ano nas Avenidas Constantino Nery e seguirão por mais 16 pontos nas avenidas Torquato Tapajós, Camapuã, Cosme Ferreira e Grande Circular.
|
Publicidade
|
|||