Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Comitê Municipal de Mortalidade Relacionada ao Trabalho
Por Semcom,
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), promove nesta sexta-feira, dia 16, a primeira reunião do Comitê Municipal de Mortalidade Relacionada ao Trabalho. A reunião acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina - Avenida Senador Raimundo Parente, 6, bairro Flores -, às 14h, e contará com a presença de representantes de 27 instituições governamentais, centrais sindicais e organizações não governamentais.
 
De acordo com a engenheira de segurança do trabalho da Semsa, Ercília Souza, o comitê foi idealizado pelo Cerest/Manaus com o objetivo principal de identificar os óbitos por causas externas relacionadas ao trabalho e encaminhar os casos às instituições que tenham interesse em desenvolver medidas preventivas e de correção de possíveis distorções para redução das mortes decorrentes do trabalho.
 
“O comitê não terá um caráter punitivo, mas será um instrumento, interinstitucional e multiprofissional, que ajudará no combate às ocorrências de morte do trabalhador, fortalecendo o trabalho de identificação e investigação do número de óbitos relacionados ao trabalho no município de Manaus, ajudando na compreensão das causas e propondo ações de intervenção”, destacou Ercília Sousa.
 
Instituído pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), através da aprovação da resolução nº 028 de 15 de abril de 2013, o comitê contará com 54 membros, entre titulares e suplentes, que representarão instituições como Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/Am), além da Semsa, incluindo o Cerest e os Distritos de Saúde Norte, Leste, Oeste e Sul, e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).
 
A pauta da primeira reunião do comitê vai inserir a apresentação de cada membro, de uma proposta de regimento e de um calendário de reuniões para aprovação. “É um passo inicial para que o poder público estabeleça instrumentos adequados para a identificação e investigação dos casos de morte relacionados ao trabalho”, explicou Ercília Souza, lembrando que um levantamento do Cerest identificou, de janeiro a agosto deste ano, sete óbitos relacionados ao trabalho, nos setores da indústria e da construção civil.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019