Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Implantação do ISI em Microeletrônica
Por Sistema FIEAM,
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
 
 
 

Especialistas em gestão e tecnologia da Alemanha (Instituto Fraunhofer), SENAI Regional e Nacional, pesquisadores e docentes das universidades do Amazonas e de Campinas, e representantes do Polo Industrial de Manaus (PIM), participam até hoje (sexta-feira, 16) do Workshop Estratégico de Implantação do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Microeletrônica.
 
O consultor em gestão estratégica de Fraunhofer, Markus Will, disse que se avalia no encontro o mercado industrial do PIM e demais parques industriais brasileiros quanto à demanda por pesquisa aplicada com foco em microeletrônica. Também é oportunidade para sondar viabilidades, dificuldades, pontos fortes e influências de fatores externos que possam interferir na implantação deste negócio que tem a proposta de elevar a competitividade da indústria.
 
O ISI em Microeletrônica atuará em rede em todo o país, assim como os 24 Institutos que estão sendo criados em outros departamentos regionais do SENAI para atender as áreas de produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies e fotônica, tecnologia da comunicação e de informações, tecnologias construtivas, energia e defesa.
 
“Para o sucesso deste ISI é preciso estruturar boa estratégia e realizar a aproximação das academias com as indústrias para que ocorra a inovação. O SENAI será elo das duas áreas que possuem boa representatividade no país, porém falta a integração que será realizada no ISI com o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas”, explica Will.
 
A microeletrônica é encontrada em quase todos os aparelhos eletrônicos e também em mecânicos. Segundo o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica, prof. Dr. José Casarini, o ISI atuará de acordo com a demanda industrial a ser atendida. De acordo com Casarini, um carro possui cerca de 70 sensores, e são eles que agregam as novas tecnologias do automóvel.
 
“Este workshop prevê o levantamento estratégico de algumas áreas de negócios que foram sugeridas nos workshops anteriores que definiram as demandas das academias e das empresas, alinhando-as com a pesquisa de mercado”, diz Casarini, informando que em setembro ocorrerá o último workshop que definirá as necessidades de equipamentos e recursos humanos nas competências específicas para o ISI.
 
Inicialmente, a prioridade é o mercado de sensores de empacotamento, montagem e calibre, que representam 60% do custo final de um produto acabado. O levantamento de demandas em microeletrônica no workshop subsidiará a construção do Plano de Negócios que será apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) em novembro. O BNDES deve financiar cerca de R$ 30 milhões.
 
O projeto é a grande aposta da instituição em estudo e pesquisa no segmento de microeletrônica. Para a sua implantação, o SENAI seguirá o modelo do Instituto Fraunhofer, entidade privada da Alemanha que ajuda as empresas a desenvolver projetos de inovação, e contará também com a consultoria do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, que contribuirá na etapa de capacitação dos técnicos e pesquisadores que estarão à frente dos serviços oferecidos pelo ISI no SENAI Amazonas.
 
 
 
Mercado da microeletrônica
 
A tecnologia da microelôtronica é fundamental para produção de dispositivos eletrônicos, eletromédicos e sensores. O segmento permite a produção de dispositivos em larga escala, a um custo por dispositivo baixo e que leva a introdução de funções cada vez mais avançadas e com muito mais funções.
 
A participação do Instituto Fraunhofer na implantação do Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica se dará em dois aspectos:  modelo de gestão e tecnologias avançadas.
 
A perspectiva é desenvolver tecnologias em microeletrônica por meio de pesquisas e prestação de serviços às empresas do Polo Industrial de Manaus e do país, proporcionando retorno da capacidade de gerar seus produtos, tornando-os mais competitivos, e diminuir a importação de tecnologias.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019