Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



II Fórum de Bicicletas Manaus: Mobilidade e Cidadania
Por Fábio de Oliveira Costa,
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
 
 
 

II Fórum de Bicicletas Manaus: Mobilidade e Cidadania
/

O Pedala Manaus é um movimento coletivo da sociedade manauara que tem por objetivo defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Amazonas. O movimento é apartidário e não visa lucro material ou financeiro. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento. Ele é coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus e outras cidades da Amazônia.
 
Desde 2010, o movimento Pedala Manaus estimula o uso da bicicleta em Manaus. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade, como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo, somando à grande massa de ciclistas de baixa renda que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte diariamente. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas.
 
Em 2011, as atividades semanais de incentivo ao uso da bicicleta contribuíram para motivar centenas de ciclistas a pedalar, processo que gerou um aumento no volume de vendas e contribuiu para a formação de vários grupos de pedaleiros. Cerca de 400 pessoas participam das atividades a cada semana e a diversidade de atividades propostas por todos os grupos não para de crescer. 
 
A cada semana o Pedala Manaus realiza: 
a Terça Tradição (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km)
a Quinta Coletiva (atividade educativa em grupo de 15 pessoas, indicada para iniciantes) 
e mensalmente realiza:
a EBA (Escola Bike Anjo, destinada a adultos que queiram aprender a pedalar)  
o Pedala Manaus na Trilha (Escola de mountain bike).
As atividades ajudam a educar os ciclistas e a ocupar as ruas de forma responsável, usando capacetes e outros equipamentos de segurança, bem como a seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro.
 
Em 2012 o Pedala Manaus realizou o IFórum de Bicicletas Manaus: mobilidade sustentável para todos.
 
Este fórum foi motivado pela realidade das grandes cidades brasileiras que vivem um colapso na mobilidade urbana e no qual a bicicleta surge como uma alternativa complementar muito eficiente em distâncias de 5 a 10 km, não poluente, econômica que ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.
 
Mesmo com as dificuldades advindas da falta de infraestrutura cicloviária e da falta de cultura e educação de trânsito, os ciclistas podem e, muitas vezes, precisam, ir e vir pedalando,  direito este garantido no próprio Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, o 1º Fórum de Bicicleta Manaus, que ganhou repercussão nacional,  representou uma estratégia promissora de reunir a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para discutir abertamente o uso da bicicleta em Manaus, apresentando os problemas e propondo soluções em conjunto. Deste primeiro fórum resoltou uma carta disponível em WWW.pedalamanaqus.org.
 
Em 2013 o Pedala Manaus realizará o II Fórum de Bicicletas Manaus: Cidadania e Mobilidade
 
É notório o contínuo crescimento dos adeptos da bicicleta em Manaus. É cena comum que em meio às motos, carros e ônibus, bicicletas estejam presentes, ainda que  as necessárias melhorias em infraestrutura e em educação de trânsito não tenham ocorrido. O que se observa, cotidianamente, são ciclistas que conscientes de seu direito em compartilhar o trânsito, se arriscam no trânsito caótico da cidade. 
 
O Pedala Manaus vem dando continuidade em seu trabalho de educação de ciclistas e motoristas, embora sabendo que é um trabalho ínfimo frente à realidade manauara. Da mesma forma, o Movimento tem contribuído para as primeiras adequações cicloviárias a serem implementadas pelo poder público, por meio de pesquisas científicas como a “Pesquisa origem-destino” que objetivou mapear as principais rotas usadas por ciclistas e que mostrou que o principal uso da bicicleta é para o trabalho; e a “Primeira contagem de ciclistas” que em parceria com a Empresa Jr., contou quase 1200 viagens de bicicleta em um ponto da Avenida Brasil, em um período de 12 horas.
É neste contexto que o Pedala Manaus realizará com o apoio da ALE– Assembleia Legislativa do Estado por meio da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade, o  II Fórum de Bicicletas Manaus: Cidadania e Mobilidade, que ocorrerá nos dias 24 de agosto no auditório da ALE com palestras e mesa-redonda pertinentes  à temática e dia 25 com um grande passeio ciclístico que saíra da Praça Antônio Bittencourt (antiga Praça do Congresso)
 
Pretendendo fomentar uma discussão técnica sobre os dois eixos principais que perpassam as dificuldades dos ciclistas, quais sejam precária infraestrutura e falta de educação e respeito às normas de trânsito, o II Fórum contará com importantes e reconhecidas autoridades nos assuntos a serem tratados:
 
Fernando José Lobo - Cicloativista, em movimentos em prol do uso da bicicleta como meio de transporte desde 1985. Fundador e Presidente da Associação Transporte Ativo, Organização da Sociedade Civil, voltada para a mobilidade por bicicleta. Prêmiado no Cycling Visionaries Awards no Velo City 2013 - Viena.
 
Antonio Roberto Moita Machado – Arquiteto e Urbanista, formado pela universidade Federal do Ceará. Já ocupou diversos cargos importantes e ganhou diversos prêmios em sua carreira. Atual presidente do IMPLURB – instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano.
 
Renata Falzoni – Arquiteta, cicloativista e ciclorepórter. Fundadora do Night Bikers Clube do Brasil. Líder da comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro. Apresenta o programa “Aventuras com Renata Falzoni” do ESPN/Brasil.
 
Antönio Carlos de Mattos Miranda – Arquiteto e Urbanista, ciclista, ex-presidente da União de Ciclistas do Brasil, consultor em projetos cicloviários. Membro da IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
 
Paulo Henrique Martins – Engenheiro eletricista e especialista em engenharia de trânsito. Atual Diretor Presidente da MANAUSTRANS – Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito .
 
Tatiana Amorim – psicóloga, ciclista e gerente de Educação para o Trânsito do DETRAM/AM – Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Atualmente coordena o desenvolvimento de campanha educativa para motoristas e ciclistas.
 
As inscrições poderão ser feitas diretamente no local no dia 24. Haverá sorteios de bikes e distribuição de camisetas para os inscritos.
Mais informações no site www.pedalamanaus.org
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019