Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Horário limitado para uso da faixa de areia na Ponta Negra
Por Cláudia do Valle, Implurb
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
 
 
 

Espaço democrático e cartão postal natural de Manaus, o Parque Ponta Negra terá novas regras de convivência já para este Verão, visando ordenar a ocupação na areia e preservar a segurança dos usuários do balneário. Entre as medidas, que começam a valer a partir desta segunda-feira, 19, está o horário de funcionamento também para uso da faixa de areia, de 6h à meia-noite. A regra anterior, que limita o horário para banho de 6h às 17h continua valendo.
 
Nesse período, o Corpo Permanente de segurança está no balneário, com equipes da Prefeitura e Governo, por meio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Até às 17h, o balneário tem salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Depois desse horário, para a própria segurança do usuário, é proibido entrar no rio. E entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Parque Ponta Negra, cuja administração e gerência são de responsabilidade do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
“A faixa de areia é usada depois do pôr do sol e logo após o nascer do sol para prática de esportes em geral. A praia da Ponta Negra é um lugar de celebração, de lazer, de esportes, um balneário alegre, e depois de meia-noite não há mais atividade esportiva que justifique ficar com a praia aberta”, explica o presidente do Implurb, arquiteto Roberto Moita. À meia-noite, a Guarda Municipal tem orientação para retirar as pessoas da areia.
 
O horário também vai ajudar a ordenar o espaço e oferecer mais segurança aos seus usuários, uma vez que as normas do parque vinham sendo descumpridas, especialmente durante a madrugada. Por conta do desrespeito, a Prefeitura determinou o novo horário de uso da faixa de areia, uma vez que pessoas estavam ficando até a madrugada no local, bebendo e até mesmo entrando nas águas. “Também tem sido recorrente a apreensão de garrafas de vidro, o que é proibido pelas normas do parque”, conta Moita.
 
As medidas visam o bem estar coletivo, segundo o presidente, e para melhorar o funcionamento no parque, “para que todos tenham mais tranquilidade, conforto e segurança na praia, evitando o uso inadequado do ambiente”. A comissão que administra o parque tem recebido ocorrências na madrugada de depredações, vandalismo e até de roubos às barracas de praia, mesmo com o suporte da Polícia Militar em ronda. “É preciso entender que a praia e o parque são patrimônios de todos, e precisam da conservação da população, que também pode ajudar sendo fiscal”.
 
O ordenamento de praias é comum em outros Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, e até mesmo fora do País, como na Espanha, Estados Unidos e Portugal, entre outros, cujos balneários têm regras e horários de funcionamento. Como espaço democrático, a praia precisa de regras de convivência, o que é muito importante para manter o lugar limpo, agradável e belo.
 
As campanhas educativas vão continuar chamando atenção dos frequentadores para as normas de uso e para melhor convivência, evitando a poluição na areia e lixo jogado no  chão. Equipes da Semulsp fazem limpeza no balneário após seu fechamento.
 
As proibições
As barreiras de contenção que existem nos acessos à praia da Ponta Negra visam coibir a entrada de animais na areia e comida, para evitar contaminação; de garrafas ou objetos de vidro; o uso de pipas; e o banho após às 17h.
 
Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. “As medidas tomadas visam a segurança dos usuários da praia e demonstram o zelo com o bem público”, diz o presidente do Implurb.
 
Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019