Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Moradores acompanham transformação do Bairro Jorge Teixeira
Por Semcom,
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
 
 
 

Há 23 anos Francisco Santos, 54, chegou ao bairro Jorge Teixeira para morar. Lá, ele encontrou um cenário de quase deserto, com ruas de barro sem qualquer infraestrutura urbana e mobilidade, fruto de invasões de terras. Esta parte de Manaus era considerada das mais distantes e o transporte sequer chegava até lá. “Aqui a gente tinha que lutar por tudo. A escola, por exemplo, fomos eu e a minha vizinha que conseguimos pra cá, porque não tinha quase nada”, lembra ele, que agora traz a esperança de uma nova realidade.
 
De lá para cá, muito mudou, mas a carência de quase tudo cresceu na velocidade da sua população. O bairro se tornou um dos mais populosos, comércios e serviços foram se instalando e Francisco se tornou comerciante conhecido. Testemunha da evolução, ele também presenciou muitos problemas e, só agora, respira ares de esperança de viver em uma comunidade com saneamento básico, moradias dignas, ruas pavimentadas e calçadas para os pedestres.
 
Depois de 24 anos de fundação do bairro, essa é a primeira vez que os moradores originais do Jorge Teixeira estão vendo um processo de reforma, recuperação e revitalização condizente com as necessidades encontradas no local.
 
Hoje, ao ver o bairro em obras, Francisco ainda se preocupa com o término dos trabalhos de recuperação das vias. Mas, acredita que todo o sacrifício vivido pelos moradores vai valer a pena, no futuro. “A gente vive aqui e tem que conviver com barro, com buraco. Estamos vendo que o pessoal está fazendo o trabalho, sim. Mas nós, moradores, que já vimos muita coisa aqui no bairro, ficamos preocupados se eles vão concluir as obras, afirma.
 
Velho conhecido dos moradores, o processo de obras que não termina é um fantasma que insiste em assustar. Mas o fator planejamento, seguido de ações socioambientais e obras, tem feito do PROURBIS uma promessa que se torna realidade a cada dia. Iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura(Seminf), o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) é resultado de uma parceria com o BID, e está revitalizando o bairro Jorge Teixeira, etapa III.
 
De moradias a pessoas que viviam em áreas de risco, a construção de praças, creches, Cras até pavimentação e urbanização completa do bairro, o Prourbis é completo porque leva qualidade de vida à população. E isso tem sido o acalento a moradores como Francisco. “Nós estamos confiando que tudo vai ser concluído e que o nosso bairro vai ficar muito bonito. Eu acredito mesmo que, com essas obras, o bairro vai ser ótimo de viver”, disse.
 
A realidade em constante mudança para melhor tem animado o ferreiro Élcio Souza Santos, 43 anos. Quando foi morar no Jorge Teixeira, em 1989, o bairro era só mato e barro. Apesar das dificuldades para se estabelecer num bairro sem infraestrutura urbana, o ferreiro acredita que com as obras concluídas a qualidade de vida dos moradores vai melhorar muito. “Quando tiver tudo pronto, tudo concluído, vai ser bom demais de viver aqui. E claro, que agora, estamos enfrentando dificuldades, vivendo no meio das obras, mas com certeza, no final, com tudo pronto estaremos num dos melhores lugares de Manaus para criar nosso filhos”, disse.
 
Bairro Jorge Teixeira
Fundado em 1989,  pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, o Bairro Jorge Teixeira está passando pela primeira transformação efetiva em sua estrutura urbana e habitacional desde que foi instituído. Oriundo de invasões ou de invasões ou lotes distribuídos a moradores do bairro São José, o bairro se formou no entorno da avenida Grande Circular, hoje Autaz Mirim, que faz a ligação direta com a Zona Leste e a Zona Norte da cidade.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019