Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Pleno funcionamento do CBA garante novos empregos
Por Cleidimar Pedroso, Semcom
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
 
 
 

O prefeito Arthur Virgílio Neto afirmou, durante a 263ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), nesta segunda-feira, 19, que o pleno funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) causará um novo efeito sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM) com novos empregos e desenvolvimento para o estado. Durante a reunião, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse que até o fim do ano o CBA estará em funcionamento.
 
Construído há 12 anos, o CBA funciona de forma limitada, sem recursos próprios e pouca produtividade porque o governo federal ainda não o tornou independente. A principal função do CBA é transformar os conhecimentos gerados por institutos de pesquisa em produtos com valor agregado em toda a cadeia produtiva.
 
“Estava virando um ‘elefante branco’ e nós temos que realmente transformar o Brasil. Criar um novo efeito de Zona Franca: mantida, mas com o que vier da biotecnologia teremos um estado próspero e rico, com empregos e crescendo”, disse o prefeito.
 
O ministro Pimentel disse que o Governo Federal optou para que o CBA seja transformado em Organização Social e que o processo de criação de uma personalidade jurídica já passou pelo Mdic e seguiu para o Ministério do Planejamento.
 
Zona Franca
Durante a reunião do CAE, Fernando Pimentel anunciou que o projeto do Governo Federal que prorroga a Zona Franca por 50 anos deve passar pela Câmara dos Deputados até setembro e até o fim do ano deve passar, também, pelo Senado. O prefeito de Manaus foi autor de dois Projetos de Emenda à Constituição (PEC) que prorrogam a Zona Franca, uma por dez e outra por 50 anos.
 
“Fiz questão de dizer que a prorrogação da Zona Franca é importante é inadiável. Mas ela por si só é insuficiente porque temos que investir em inovação, formação de mão de obra e novas tecnologias. Temos que devolver ao Polo a vitalidade que ele não pode perder, ele é o único sustento do Amazonas”, defendeu.
 
Contigenciamento
Arthur também disse ao ministro que é importante para o investimento no estado que o Governo Federal descontigencie um percentual do orçamento da Suframa anualmente.
 
“Eu compreendo que não dá pra descontingenciar tudo para as demais autarquias parecidas com a Suframa não peçam também. Isso iria complicar o governo a compor os superávits primários que são necessários para a economia”, disse o prefeito.
 
Ao mesmo tempo, Arthur disse que acha injusto que não se descontigencie nenhum recurso. “Pode ser estabelecido um percentual anual que pode aumentar com a própria evolução da economia para financiar obras de infraestrutura na Amazônia Ocidental, em Manaus e no Interior. Para dar mais finalidade e prestígio à Suframa, para que ela dê conta do recado de ser uma grande agência de desenvolvimento”, opinou Arthur.
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019