Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Entrega de 88 moradias na zona leste
Por Ulysses Marcondes, Semcom
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
 
 
 

De 204 moradias do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) que estão sendo construídas no bairro  Jorge Teixeira III, 88 serão entregues no dia 24 de outubro, data de aniversário de Manaus. A garantia é do prefeito Arthur Virgílio Neto, que tem fiscalizado as obras rotineiramente e vem acompanhando a fase de acabamento desta primeira fase do projeto.
 
A área habitacional que será entregue está localizada na rua Brigadeiro Hilário Gurjão e se encontra com 80% das obras concluídas, já em fase de finalização, recebendo serviços de acabamento. Na parte externa dessas áreas habitacionais, já acontecem obras de urbanização,  que contemplam calçamentos, jardins e instalação de playgrounds. As moradias que serão entregues possuem 45 metros quadrados de área, com sala de estar, dois quartos, cozinha, um banheiro e área de serviço.
 
O engenheiro Claudemir Andrade, coordenador do Prourbis, garantiu que o trabalho segue em ritmo acelerado e que 88 famílias cadastradas, de um total de 204, irão receber os imóveis neste primeiro momento.
 
“Estamos em nível de acabamento, para em outubro, reassentar as famílias e oferecer qualidade de vida digna, não só pela parte infraestrutural, mas também social. Esse é o objetivo do programa”, assegurou.
 
O prefeito Arthur Neto informou que já foram investidos recursos da ordem de R$ 5.343.102,63. “O Prourbis é um ambicioso projeto de urbanização, talvez o maior que já se fez. Vamos abrigar aqui pessoas que estavam morando dentro do igarapé e áreas de risco, em condições abaixo do normal”, disse o Arthur Neto.
 
Recentemente, Arthur Neto também caminhou pelas ruas do bairro que estão sendo reestruturadas com asfaltamento, pavimentação com paver (bloco intertravado), calçamento e sarjetas.
 
Na rua Apapá, Arthur aprovou a pavimentação com os blocos, que resolveu um problema de décadas no local. “Aqui no Jorge Teixeira tínhamos problemas de ruas que possuem mais de 25% de inclinação e dificultavam o processo normal de terraplanagem. Resolvemos isso com o uso de bloco intertravado, que tem uma melhor aderência e diminui o impacto das águas fluviais”, explicou o prefeito ao enfatizar a durabilidade do serviço.
 
A declaração do prefeito foi confirmada pelo jovem morador do local, Clenio Júnior que nunca havia visto a rua urbanizada. “Moro aqui há 19 anos, desde que nasci, e sempre tivemos problemas. Fico feliz de ver tudo urbanizado, isso valoriza nosso bairro e melhora nosso dia a dia”, reafirmou.
 
Além da rua Apapá o mesmo processo de pavimentação será usado nas ruas Cuiú-Cuiú, Lontra, Mussum, Pescada, Caparari, Caranguejo e Pescada. O restante das vias do bairro receberá recapeamento de massa asfáltica e padronização de calçadas e sarjetas.
 
Estação de tratamento de esgoto
 
A visita se estendeu até a rua Violetas, onde está sendo construída a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manaus, para atender todo um bairro. O prefeito lembrou que muitos condomínios fechados possuem ETE, mas essa será a primeira vez que o poder público municipal irá construir uma para atender a população.
 
“É um projeto inédito em Manaus. Será construído em duas etapas, sendo a primeira para ser entregue em março e atender todo o Jorge Teixeira. Investiremos em uma obra efetivamente do interesse do povo” disse o Arthur.
 
Para ele, a ETE é uma obra que enriquece o Prourbis, pois vai trazer mais dignidade aos moradores e servirá de modelo para que os próximos gestores sigam como exemplo de construção e urbanização.
 
“Temos que fazer obras duradouras e que realmente possam mudar a vida das pessoas. É isso que queremos para a cidade, desde as moradias, à estação de tratamento e também na qualidade do asfalto que estamos colocando em Manaus”, destacou.
 
A ETE terá um investimento de R$ 7.043.931,21 e ocupará uma área de cerca de 3000 metros quadrados.
 
Inicialmente irá contemplar todo o bairro do Jorge Teixeira com a inauguração total em março. Com a segunda fase concluída, o serviço de saneamento irá se estender aos bairros Monte Sião, Arthur Virgílio, Bairro Novo, Val Paraíso  e João Paulo.
 
Área social
 
O Prourbis é um programa que vai além das obras de infraestrutura, por isso está sendo construído também espaços para o lazer, centros de assistência social e educacional.
 
Na rua Itaúba, há uma área destinada a construção de uma Creche, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
 
“Temos que oferecer essa estrutura para que os moradores tenham uma vida digna. Aqui o conjunto dessa obra também será entregue no mês de Março” , finalizou o prefeito.
 
O Prourbis é coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com investimentos previstos da ordem de U$100 milhões, sendo 50% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% de contrapartida da própria prefeitura. No total, 204 casas estão sendo construídas.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019