Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Médicos estrangeiros iniciam curso de capacitação
Por Eurivânia Galúcio, Semcom
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
 
 
 

Médicos estrangeiros iniciam curso de capacitação
/

Os profissionais estrangeiros que foram selecionados pelo Programa Mais Médicos para oferecer atendimento em Manaus, iniciaram nesta segunda-feira, dia 16, uma capacitação em nivelamento oferecida pelo Governo do Estado, na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD). Ao todo são 74 médicos estrangeiros do programa do governo federal, sendo que 69 irão atuar em 27 municípios do interior do Amazonas e cinco na capital.
 
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que a capacitação orienta os profissionais sobre o perfil epidemiológico das doenças típicas da região Amazônica, as questões de saúde indígena, o controle de endemias como dengue e malária, e as principais doenças e agravos no Amazonas. “O importante é que os profissionais consigam se apropriar das informações sobre a realidade local na área da saúde, que conheçam a estrutura do Sistema Único de Saúde e que entendam os protocolos de atendimento das doenças. E a capacitação vai permitir que os profissionais estejam mais preparados para iniciar o atendimento à comunidade”, destacou Melo.
 
Do total de 74 médicos estrangeiros, 62 são originários de Cuba e os demais vêm de países como Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha, Peru, República Dominicana e México. Entre os cinco profissionais que irão atuar no município de Manaus, dois são da Bolívia, um da Venezuela, um de Portugal e um da Espanha. São profissionais com experiência em Atenção Básica e alguns têm especialização em áreas como medicina do trabalho e cirurgia plástica.
 
De acordo com Evandro Melo, todos os profissionais estrangeiros participaram, durante três semanas, de atividades de acolhimento e avaliação executadas pelo Ministério da Saúde, sob a supervisão de instituições de ensino e tutoria de médicos brasileiros. O grupo passou por uma prova escrita de língua portuguesa e sobre conhecimentos do Sistema Único de Saúde, além de uma prova oral também em língua portuguesa.
 
“A atuação dos profissionais estrangeiros será acompanhada por uma comissão com representantes do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e municipais, assim como da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Para os profissionais que irão atuar no município de Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou também um grupo, a partir dos Distritos de Saúde, para acompanhamento e apoio aos médicos”, informou Melo.
 
Um dos médicos contratados é o venezuelano Arkangel Ruiz Medina, formado em medicina geral em 2005 e que trabalhou durante um ano em um Ambulatório Rural na cidade de Santa Elena, fronteira com Pacaraima, no estado de Roraima, com especialidade em Medicina do Trabalho. “Durante a minha experiência profissional no Ambulatório Rural, atividade obrigatória na Venezuela para a graduação em medicina, tive a oportunidade de atender muitos brasileiros e sempre tive o sonho de ter a experiência de trabalhar no Brasil. O Programa Mais Médicos é uma oportunidade para realizar um sonho profissional e de colaborar no cuidado da saúde da população brasileira”, explicou Arkangel Medina.
 
A Semsa espera receber ainda este ano, por meio do Mais Médicos, 57 profissionais para atuação na capital amazonense. Até agora, além dos cinco médicos estrangeiros, 17 médicos brasileiros já estão atuando no município de Manaus. Todos cumprirão uma carga horária de 40 horas semanais e irão realizar atendimento no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), compondo uma equipe formada por um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019