Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Bibliotecas Volantes ganham as ruas nesta quinta-feira, 26
Por Press Comunicação,
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
 
 
 

Aldísio Figueiras, Leyla Leong e Thiago de Mello são alguns dos consagrados autores amazonenses cujas obras estarão mais perto do público infanto-juvenil de Manaus a partir desta quinta-feira (26), quando será lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o projeto Biblioteca Volante, na Feira Norte do Estudante, que acontecerá até o dia 28 no Manaus Plaza Shopping.
 
Parte do programa estadual “Mania de Ler”, o projeto consiste de três veículos do tipo van, transformados em verdadeiras bibliotecas com acervos de 600 livros de literatura em cada uma. No local, há ainda material didático, lúdico e estrutura para realizar pequenas apresentações e atividades ao ar livre para diversas faixas etárias com supervisão de equipes pedagógicas da secretaria nos bairros da periferia da capital.
 
A cada semana, três bairros e comunidades serão sorteados para receber a visita das bibliotecas batizadas em homenagem aos escritores Aníbal Beça, Vinícius Câmara e ao ex-secretário de Educação, Elson Farias (pioneiro ao criar projetos de literatura nos bairros mais distantes da capital na década de 1970).
 
“Nesta primeira fase vamos avaliar a aceitação do projeto nos bairros da Compensa, Cidade de Deus, São José e Zumbi, mas já há determinação do governador Omar Aziz para expandir o número de veículos em Manaus e também levar o projeto para o interior”, destacou o secretário de Cultura, Robério Braga.
 
Robério também destaca que, a exemplo de todas as bibliotecas, salas de leitura, eventos e projetos da secretaria, a acessibilidade para portadores de necessidades especiais teve grande importância na hora de selecionar os livros. “Temos livros em braile que serão, periodicamente, renovados, além de profissionais treinados para dar toda a assistência necessária ao publico”, acrescentou.
 
De acordo com o diretor do departamento de Literatura da Secretaria de Estado da Cultura, Antônio Ausier, os veículos irão ficar estacionados principalmente em áreas próximas a escolas, praças e outras áreas públicas nos bairros com maior concentração de crianças.
 
“É importante ressaltar que o público alvo são as crianças e jovens, mas estas só poderão participar das atividades acompanhadas dos pais ou responsáveis, até como forma de integrar família, tios e irmãos mais velhos neste processo educacional e cultural”, explicou Ausier.
 
Nacionais e internacionais
 
Assim como a localização das vans, o acervo das Bibliotecas Volantes também será itinerante com trocas periódicas de acordo com a demanda dos jovens leitores. Além das obras infanto-juvenis de Figueiras, Leong e Thiago de Mello já citadas, também fazem parte das obras locais selecionadas para as Bibliotecas Volantes livros como “Sonhos de Cuirão“, de Neuton Corrêa, “O Pescador e a Princesa Encantada” de Antônio Magalhães Morais e o “Urubu Albino”, de Zemaria Pinto, entre outras.
 
De autores nacionais, Maurício de Souza e sua Turma da Mônica estão disponíveis para a criançada com diversas coleções e histórias, assim como a escritora Ruth Rocha, autora de clássicos do gênero como “Marcelo, Marmelo, Martelo”, “A Árvore do Beto” e o “Piquenique do Catapimba”.
 
Os grandes nomes internacionais e suas obras que fazem parte da cultura universal não podiam ficar de fora das Bibliotecas Volantes. De “Chapeuzinho Vermelho” (Charles Perrault) e “As Aventuras de Robison Crusoé” (Daniel Defoe) até o imenso trabalho de Walt Disney também estão disponíveis para consulta e leitura gratuita.
 
Para saber mais sobre o projeto Bibliotecas Volantes e demais ações, projetos, shows e festivais promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019