Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semsa realiza ações para o envelhecimento saudável
Por Eurivânia Galúcio, Semcom
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste), vai promover nesta quinta-feira, 26, uma ação de “Promoção do envelhecimento saudável”, reunindo 200 idosos. O evento acontecerá na sede do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), na Avenida Autaz Mirim, 10.118, Jorge Teixeira V, das 8h às 14h, e integra a programação da Semsa em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro).
 
Além de ações de Educação em Saúde, o Disa Leste promoverá atividades culturais e recreativas, incluindo apresentação do coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Geral Magela, do grupo de dança Raio de Sol e do grupo de dança do Carimbó da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela. Serão oferecidas também ainda aulas de culinária e atividades como a Tenda do Conto, massoterapia, reflexologia e estandes de saúde, beleza e nutrição.
 
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que, durante todo o mês de setembro, os Distritos de Saúde estão executando ações educativas, culturais, recreativas e de saúde para orientar os idosos, as famílias e a comunidade em geral, sensibilizando e orientando sobre os cuidados necessários para garantir a saúde integral das pessoas com idade a partir de 60 anos, com foco na prevenção de quedas.
 
“A maior preocupação com as quedas envolvendo idosos é a ocorrência de fraturas, principalmente com a fratura de fêmur, por causa do alto índice de mortalidade no pós-cirúrgico e do impacto negativo sobre a qualidade de vida do idoso, já que provoca em alguns casos incapacidade física e maior dependência da família”, ressalta Evandro Melo.
 
De acordo com o DataSUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o município de Manaus registrou, no ano passado, 381 internações por fratura de fêmur entre pessoas de 60 anos ou mais. No ano de 2010, o número de internações ficou em 167 casos, passando para 236 internações registradas no ano de 2011.
 
Riscos - A queda entre idosos com mais de 60 anos de idade está associada à dificuldade de visão, problemas auditivos, uso inadequado de medicamentos, dificuldade de equilíbrio, perda progressiva de força nos membros inferiores, osteoporose, dentre outras situações clínicas que aumentam a probabilidade de uma pessoa idosa cair.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019