Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Encontro com estudantes, importância do patrimônio histórico
Por Semcom,
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
 
 
 

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) reuniu estudantes do curso de Turismo das universidades de Manaus para debater o patrimônio histórico da cidade. O encontro aconteceu no Café Teatro, no Centro, e também  contou com a participação da arquiteta Ana Lúcia Abrahim e do professor do setor de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Otoni Mesquita.
 
A plateia teve a oportunidade de ouvir palestras dos convidados e depois participar com perguntas. Ana Lúcia Abrahim tem o trabalho reconhecido sobre patrimônio histórico e arquitetura e foi uma das fundadoras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Manaus. Já Otoni Mesquita, além de professor, já publicou um livro sobre a Belle Époque em Manaus. A apresentação teve a mediação de Rila Arruda, gerente de Patrimônio Imaterial da Manascult.
 
Otoni Mesquita iniciou sua participação abordando a questão da valorização do patrimônio das cidades, a importância de se estar vinculado aos espaços e lembrou a importância do cidadão conhecer onde vive e atuar como um guardião do patrimônio histórico e arquitetônico. O professor da Ufam apresentou uma interessante série de fotos em que mostrou uma síntese do processo de urbanização de Manaus desde as últimas décadas do Século XIX até as primeiras décadas do Século XX.
 
A arquiteta Ana Lúcia, por sua vez, apresentou um passeio pelo Centro antigo de Manaus por meio de uma série de fotos, constatando que é preciso ampliar a oferta turística para além da área do Teatro Amazonas, reconhecido como o principal cartão postal para o turista que visita a cidade, e resgatar preciosidades do patrimônio arquitetônico que estão escondidas em ruas. Ela também afirmou que é preciso investir em sinalização para o turista e mostrou-se otimista em relação ao resgate que a atual administração municipal vem promovendo na questão do Centro antigo, com várias ações e intervenções já em curso ou programadas para os próximos meses.
 
A plateia do encontro, formada em sua maioria por estudantes de Turismo das faculdades de Manaus, teve a chance de fazer perguntas aos dois palestrantes, focando principalmente na questão da participação dos cidadãos neste processo de defesa e resgate do patrimônio  histórico.
 
A Semana do Turismo terá encerramento nesta sexta-feira, a partir das 18h, com uma edição especial do Sarau da Cidade na área do Paço da Liberdade, no Centro histórico de Manaus, com programação que incluirá apresentações de música, dança e poesia.
 
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019