Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Manauara continua fechado até apresentar laudo de perícia
Por Cláudia do Valle, Semcom
terça-feira, 1 de outubro de 2013
 
 
 

Manauara continua fechado até apresentar laudo de perícia
/

O Manauara Shopping continua interditado pela Prefeitura de Manaus por tempo indeterminado. Nesta terça-feira, 1o de outubro, os superintendentes do centro de compras, Rodrigo Galo e Fredson Dourado, juntamente com advogados e engenheiros, reuniram-se com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o arquiteto Roberto Moita, e a vice-presidente, Cristiane Sotto Mayor. Eles trataram de detalhes e procedimentos que devem ser adotados antes da desinterdição do prédio.
 
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve no shopping na segunda-feira e constatou diversas infiltrações e novos riscos de desabamento do teto de gesso. O presidente do Implurb acompanhou a fiscalização. O Amazonas Shopping também recebeu notificação, pois uma parte do gesso do teto desabou durante o temporal registrado no dia 30.
 
Para voltar a abrir as portas, o Manauara terá que apresentar um laudo pericial expedido por um engenheiro, que assinará junto ao Conselho Regional de Engenharia do Amazonas (CREA-AM) um termo de responsabilidade. O profissional teve ter especialização em avaliação e perícia, um ramo da engenharia.  Este laudo vai apresentar as medidas de segurança que o shopping deverá adotar, segundo análise do perito, e quais soluções serão tomadas para que a obra realizada no telhado do empreendimento possa ocorrer em consonância com a operação do shopping, sem provocar insegurança para os clientes e funcionários.
 
Só após a entrega do laudo e a análise pelo Implurb, é que o Manauara poderá abrir as portas, sendo desinterditado. “O problema é a convivência da obra no telhado com o funcionamento do shopping e todos os clientes embaixo. A preocupação maior é com a segurança. Sucessivos eventos de desprendimento de forro e alagação mostraram não existir uma boa relação entre a gerência de obra e a segurança para o funcionamento do empreendimento”, disse Roberto Moita.
 
Reunião
Durante a reunião no Implurb nesta manhã, os superintendentes apresentaram uma série de medidas que já estavam em andamento, mas que foram consideradas insuficientes e não convincentes para a solução pretendida para o caso, de ter um estabelecimento que ofereça condições seguras de uso.
 
Em razão disso, colocou-se a necessidade do laudo, que dará substância técnica, com informações sobre as condições da obra, do prédio e todas as medidas que serão propostas, assim como a gerência das mesmas no dia a dia, acompanhadas pelo responsável técnico.
 
“O shopping continua interditado e a Prefeitura tem tomado posições para garantir a integridade da população. A superintendência ficou de apresentar o laudo amanhã (nesta terça, dia 2), que será analisado conforme a consistência da perícia e vistoria. A segurança é a nossa maior preocupação”, falou o presidente do Implurb, lembrando que a interdição não foi assodada, mas fruto de uma sequência de fatos ao longo do ano, que demonstraram que a cada situação crítica o shopping apresentava-se inseguro. Os problemas encontrados na segunda são os mesmos que se repetem nos últimos seis meses, em maior ou menor grau.
 
O Implurb já fez pelo menos outras três fiscalizações no empreendimento, inclusive uma notificação quanto ao vazamento de telhado e desprendimento de forro. “Pedimos que eles tomassem medidas para que o problema não voltasse a acontecer e com a última chuva não vimos medidas de contingência”, falou Moita..

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019