Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semed abre programação para o Idoso
Por Semcom,
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
 
 
 

Em comemoração ao dia Nacional do Idoso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos – GEJA está promovendo até quinta-feira, 03,  atividades voltadas à pessoa idosa. Os eventos fazem parte do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa – Promeapi e tem como tema o Envelhecimento e Aprendizagem ao longo da vida. Objetivo da ação é contribuir para inclusão, valorização e socialização dos das pessoas idosas de Manaus, tendo em vista a necessidade de fortalecer as politicas públicas voltadas à educação para este público. No decorrer da semana, os alunos do PROMEPI visitaram centros de convivência, teatros, praças, além de participaram de práticas esportivas e palestras.
 
A solenidade de abertura da ação aconteceu na noite de terça-feira, 01, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, localizada na Avenida Maceió, próximo da Semed.
 
A cerimonia contou com a participação da psicóloga e especialista em geriatria que realizou a palestra voltada a temática da ação em questão. Além disso, houve apresentações culturais, de vídeos e leitura de poemas realizada pelos alunos das turmas da Associação do Bairro do Coroado e do Centro de Convivência do Idoso de Aparecida.
 
Mauro Brito, chefe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos – GEJA, e responsável pela atividade que será realizada no decorrer desta semana, fala sobre a importância da ação aos envolvidos. “Atividades como esta estimulam a interação, a sociabilidade e também oportuniza um momento de entretimento e lazer. Além disso, contribui na autoestima e reflete de forma positiva no trabalho realizado pelos professores em sala de aula. É um meio de repassarmos informações acerca dos seus direitos em quanto cidadão e, sobretudo, como idoso”, comentou Mauro.
 
O aluno finalista do Promeapi, Edson Rebouças, ressalta sua expectativa quanto ao evento. “Acredito que nesta semana vou me divertir bastante e o que vou viver momentos únicos na minha vida. Estou ansioso e muito feliz por esta ação da Semed, pois com ela vou ter a oportunidade de conhecer lugares jamais conhecidos antes como Teatro Amazonas”.
 
“A prefeitura de Manaus preocupa-se desde as crianças de 1 ano de idade até as pessoas idosas. E vendo este evento fico feliz e com sentimento de dever cumprindo, porque percebo que estamos desenvolvendo nosso trabalho com seriedade, compromisso, e acima de tudo, respeito a todas as pessoas desta cidade”, disse o secretario Pauderney Avelino, na abertura do evento.
 
O secretário ainda enfatizou que a Semed pretende estender o Programa Alimentar que existe desde março deste ano, também, aos alunos que fazem parte do PROMEAPI. “Se temos o Programa nas creches, nos Cmei’s e nas escolas que oferecem o ensino fundamental do 1° ao 5° ano, do 6° ao 9° e Ensino de Jovens e Adultos - EJA , por que não oferecer aos alunos do PROMEAPI? Nos vamos trabalhar no sentido criar condições para oferecer, também, este público. Uma das estratégias para este feito, é usar os espaços de escolas que não tenham aula pela parte da noite”, afirmou o secretário.
 
PROMEAPI
 
É um Programa da Semed e gerenciado pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos– GEJA, com o objetivo de introduzir adultos e idosos do município de Manaus que não concluíram o Ensino Fundamental do 1º segmento em sala de aula (1° ao 5° ano do ensino fundamental) dando-lhes a oportunidade a alfabetização, continuidade da escolarização e a formação de adultos e idosos.
 
O programa já existe há 14 anos, já alfabetizou mais 5.700 pessoas e atendeu mais 6.500 alunos no nível de 2ª e 3. Atualmente, atende mais 600 pessoas idosas em vários pontos da cidade.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019