Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Segunda dose de vacinação contra o HPV, no interior
Por Três Comunicação,
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
 
 
 

O Governo do Amazonas realizará, no período de 14 a 30 deste mês, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o HPV, no interior do Estado. A campanha tem como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, que já receberam a primeira dose. A vacinação ocorre em três etapas, necessárias para completar o esquema de imunização. A primeira foi realizada no período de 10 a 30 de agosto. A terceira será em fevereiro de 2014. Em Manaus, o processo de imunização segue calendário específico, coordenado pela Prefeitura.
 
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a segunda etapa da campanha segue o mesmo processo adotado na aplicação da primeira dose, com as equipes indo inicialmente nas escolas das redes pública e particular de ensino, nas áreas urbanas e rurais. Mas também possibilitará que as meninas não matriculadas possam receber a segunda dose em unidades de referência da Atenção Básica, definidas pelas próprias prefeituras. O trabalho todo é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e secretarias municipais de saúde e educação. A ação também conta com o empenho e apoio pessoal da presidente do Fundo de Promoção Social e Desenvolvimento Humano (FDH), primeira-dama Nejmi Aziz.
 
O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, alerta para a importância do comparecimento de todas as meninas que receberam a primeira dose da vacina. “Elas só precisam apresentar o cartão de vacinação. Na segunda etapa não precisa mais do formulário de autorização dos pais”, ressaltou.
 
Pioneirismo – O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV), oferecendo a vacina, gratuitamente, na rede pública estadual de saúde. A medida, que segue determinação do governador Omar Aziz, faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Amazonas - está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. O vírus é responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino no mundo. No Amazonas, este tipo de câncer é o que mais atinge as mulheres.
 
O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha é de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.
 
Importância da imunização – Segundo a ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Mônica Bandeira, o câncer de colo de útero é o único que possui vacina e é 100% prevenível. A especialista orienta na identificação da doença, explicando que o aparecimento de verrugas genitais é extremamente comum. Contudo, é a forma inofensiva do vírus HPV, não causando o câncer. “Esta forma da doença é tratada com cauterização. O mais importante, contudo, é a forma invisível do HPV, detectada por meio do Papanicolau e da colposcopia (exame realizado apenas por ginecologista com o auxílio de um binóculo especial). Neste momento, é fundamental a intervenção de um especialista para que as inflamações pré-cancerosas não evoluam para um câncer avançado no colo uterino”, alerta. A médica ressalta que a visita ao ginecologista uma vez ao ano é de fundamental importância para a saúde da mulher.
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020