Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



10º Festival de Teatro da Amazônia
Por Press Comunicação,
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
 
 
 

FTA valoriza o conhecimento de nomes importantes do teatro amazonense

A história de Ednelza Sahdo e Socorro Langbeck (a Beckinha) se confunde com a história do teatro amazonense. As duas participam da programação acadêmica do 10º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), palestrando no workshop “Trajetória”, no qual compartilham com o público um pouco das experiências e vivências acumuladas ao longo de suas carreiras.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, e Federação de Teatro do Amazonas - FETAM, o 10º FTA celebra sua décima edição buscando valorizar o conhecimento do ator amazonense, motivo esse que fez a organização do evento convidar essas importantes atrizes a participarem da programação.

“Já participei do Festival dirigindo e atuando nos espetáculos, mas será a primeira vez que terei a oportunidade de contar a minha história no teatro”, lembra Beckinha, que esse ano completa 40 anos de carreira, iniciado em 1973, quando ainda tinha apenas 15 anos.

Ela e Edneza são contemporâneas no cenário cultural de Manaus. Criaram nos anos 70 o projeto “Pintando o Sete”, em que trabalhavam artes, música e teatro com crianças e adolescentes nos arredores do Teatro Amazonas. Uma parceria de longa data e que chega para abrilhantar a décima edição do FTA.

“Já trabalhei com a Beckinha. Tive a oportunidade de dirigi-la. Sou mais velha que ela e, nos anos 70, que nos conhecemos e passamos a trabalhar com o teatro e estou aí até hoje. Pegar essas histórias e conhecimentos para conversar com outros atores será maravilhoso”, revela Ednelza.

As duas se preparam de formas diferentes para palestrar no workshop “Trajetória”: enquanto Beckinha lembra como eram as produções teatrais de antigamente, Sahdo prefere deixar a conversa rolar e ir lembrando aos poucos como era trabalhar com Teatro quando começou sua carreira.

“Os espetáculos eram realizados com ajuda de amigos, dos nossos pais. Cheguei a vender um carro, que nunca recuperei, para montar um espetáculo”, lembra Beckinha. Já Ednelza lembra de tantas coisas, que nenhuma parece vir com muita clareza. “São tantas coisas que acho melhor deixar pra lembrar na hora que eu começar a falar”, explica.

O FESTIVAL
O 10º FTA acontece desde a última sexta-feira, dia 18, com Mostra Competitiva Infanto-Juvenil e Adulta, que apresenta 15 espetáculos – cinco nacionais e dez amazonenses – a serem exibidos as 10h e as 20h, no Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara (CREPI) e Programação Acadêmica com 9 atividades no Centro Cultural Velha Serpa.

O Festival de Teatro da Amazônia encerra no dia 25, sexta-feira, com cerimônia de homenagem a atriz Selma Bustamante, apresentação do espetáculo “Dentro da Noite”, com Marcus Alvisi e direção de Ney Matogrosso, e premiação dos vencedores do 10º FTA.

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019