Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Entrega da Unidade Básica de Saúde Leste, no São José 2
Por Carla Albuquerque / Eurivânia Galúcio, SEMCOM
sábado, 2 de novembro de 2013
 
 
 

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, inauguraram,  nesta sexta-feira, 01, a Unidade Básica de Saúde Leste - 45 (UBSL), localizada na Avenida Penetração, no São José 2, na Zona Leste. Essa é a oitava unidade entregue, em dez meses. Durante a inauguração, o prefeito anunciou que, até 2016, a cidade terá 100% da cobertura na assistência básica de saúde.

A nova Unidade Básica de Saúde foi construída numa área de 130 metros quadrados. Ela está equipada com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, farmácia, sala de nebulização e imunização. A estimativa é atender mais de quatro mil pessoas que moram no São José 2, por meio de uma equipe composta por médico, cirurgião dentista, enfermeiro, agentes comunitários de saúde e auxiliar de consultório dentário, de acordo com as diretrizes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para o prefeito, o novo espaço vai oferecer mais conforto aos pacientes como também melhores condições de trabalho à equipe médica. "É um tratamento digno que vai ser prestado dentro do nosso projeto de atingir em dezembro 50% de cobertura no serviço básico de saúde. Eu espero até o final de 2016 dar 100% de cobertura e, com isso, desafogar a rede estadual", comentou.

O prefeito destacou que, ao todo, 45 novas unidades básicas de saúde devem ser entregues à população, além de serem feitos reparos e reformas em outras já existentes. Segundo ele, esse é um projeto ambicioso que envolve R$ 150 milhões. "Oitenta milhões do Ministério da Saúde, do Governo Federal e R$ 70 milhões da prefeitura de Manaus. Então, é um trabalho que vamos fazer para atingirmos esses índices e não mediremos esforços para darmos cem por cento de cobertura na assistência básica na saúde", afirmou.

O secretário Municipal de Saúde, Evandro Melo, informou que a partir desta segunda-feira, 4, a unidade já estará em pleno funcionamento. Ele destacou que os trabalhos da equipe médica não vão ser realizados somente dentro da UBS. "Essa equipe toda, além de fazer o atendimento na unidade, vai realizar visitas domiciliares. Tanto o médico quanto o enfermeiro vão visitar pessoas que estão acamadas e precisam receber o atendimento", destacou.

As equipes da ESF atuam no acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade onde estão instaladas.

Para os comunitários, a entrega da unidade vai proporcionar mais conforto e evitar que se desloquem do local onde moram para buscar atendimento em outros bairros. A vendedora Keitiane Costa da Silva, 26, disse que muitas vezes saiu de casa, na madrugada, para tentar conseguir uma ficha em unidades de saúdes de outros bairros. Segundo ela, muitas vezes o sacrifício era em vão. "Nós esperamos, que agora com essa unidade de saúde, realmente, a gente tenha saúde" frisou.

Metas até dezembro

A inauguração da nova UBS faz parte do processo de mudança no sistema de saúde de Manaus que a prefeitura vem desenvolvendo a partir do reordenamento da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Rede Saúde Manauara. Ainda este ano, a previsão é de que sejam entregues 17 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a implantação de dez Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).

De acordo com o modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde, o primeiro atendimento é capaz de resolver cerca de 80% das necessidades de saúde da população. “O novo modelo investe no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família, visando à consolidação da APS. Com a reorientação do processo de trabalho, implantação de novas equipes e reorganização das atuais unidades de saúde tradicionais em modelo ESF, espera-se uma APS mais qualificada e resolutiva, e que atenda as reais demandas de saúde da população”, destacou Evandro Melo.

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019