Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



FHAJ já realizou 214 cirurgias ortopédicas noturnas
Por Rose Medeiros, FHAJ
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
 
 
 

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do Governo do Amazonas, desde o dia 22 de abril deste ano, empenha esforços para acelerar o atendimento de cirurgias ortopédicas, realizando procedimentos eletivos das 19 horas à meia-noite, de segunda à sexta-feira. Em seis meses, ou seja, até outubro, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), já atendeu 214 pacientes.
 
Segundo o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, as cirurgias ortopédicas hoje são divididas em várias especialidades, e cada articulação possui suas especificidades. “As principais, atendidas na Fundação, são de coluna, joelho, pé, ombro, mão, tornozelo, quadril, assim como tumores e fixadores internos e externos, entre outras”. O diretor informa que cerca de 70 a 80% do atendimento no serviço de ortopedia são casos de acidentes e traumas de trânsito. “Necessitamos que a população colabore para que o alto índice de pacientes oriundos de acidentes em nossas estradas possa diminuir com medidas simples, como a extrema prudência nas ruas, em especial dos motociclistas”, disse. As cirurgias ortopédicas, em geral, requerem maior período de internação, por serem de média e alta complexidade.
 
O ortopedista da FHAJ e coordenador das cirurgias noturnas, Dr. Vanderson Araújo, informa que entre os procedimentos cirúrgicos realizados nesses 6 meses, no período noturno, destacam-se as cirurgias de fraturas de tíbia, tornozelo, antebraço e punho. Também foram realizadas cirurgias de fêmur, para próteses e tratamento de osteomielite. “As técnicas cirúrgicas atuais trouxeram conforto e segurança para os cirurgiões, e em especial, aos pacientes. O tempo de recuperação diminuiu bastante. Antes utilizávamos mais a técnica conservadora, o gesso, cujo período de internação era, em média, acima de 3 meses. Ainda é utilizada, mas seu resultado é limitado”, disse. “Com novas técnicas cirúrgicas reduziu-se para duas semanas, em dias atuais”, disse. “Porém, com o trânsito, em todo Brasil, se tem uma ‘fábrica’ de quebrados e necessitados de cirurgias, que anda a velocidade de um trem”, destacou.   
 
O médico Ítalo Cortez, diretor de assistência médica da FHAJ, informa que, além da cirurgia noturna, até setembro de 2013, foram realizadas 1.236 cirurgias ortopédicas, durante o dia. Uma média de 6 cirurgias diárias, de segunda a sexta-feira. Além dos pacientes encaminhados de acidentes/traumas, o Serviço de Ortopedia da Fundação ainda realizada tratamento ambulatorial e cirúrgico de pacientes com doenças congênitas e reumáticas.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019