Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ação integrada na zona Leste para coleta de lixo
Por Leonardo Fierro, Semcom
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
 
 
 

Uma megaoperação envolvendo diversas secretarias municipais foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, na avenida Autaz Mirim, na zona Leste. O objetivo é adequar moradores e comerciantes com relação ao horário da coleta de lixo para impedir o constante acúmulo de sujeira nas calçadas.
 
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) instituiu o horário para a coleta de lixo: de segunda a sábado, das 19h às 21h e de 2h às 4h. Aos domingos, das 14h às 16h e de 2h às 4h.
 
“Nós estabelecemos esses horários por causa do fechamento do comércio e dos bares, que é o momento de descarte do lixo. Essas duas coletas são suficientes para atender toda a demanda. Mas é preciso que os comerciantes e moradores colaborem com a limpeza e coloquem o lixo na rua apenas no horário da coleta, para evitar que cães e gatos rasguem os sacos e espalhem o lixo nas ruas”, afirmou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
 
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também deu início à operação ‘Sou + calçada livre’. A ideia é promover a desobstrução do passeio público, devolvendo-o ao pedestre. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o passeio público deve ter um mínimo de 1,50m, livre de qualquer obstáculo e servindo exclusivamente à circulação de pessoas.
 
“Mas o que vemos em várias zonas da cidade é justamente o contrário. Os lojistas expõem as suas mercadorias, colocam placas, as pessoas estacionam os carros e quem perde espaço é o pedestre, que precisa se arriscar entre os carros. Precisamos acabar com isso e pedimos ajuda da população”, declarou o assessor de fiscalização do Implurb, Elias Dias.
 
Apesar da operação ter caráter educativo durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) notificou quatro ferros velhos por não apresentarem a licença ambiental. Segundo os proprietários, o comércio está sendo desativado e eles estão saindo do local. Os fiscais determinaram que eles compareçam à sede da Semmas, em até 48h, para assinar um termo de compromisso de saída do local.
 
A primeira dama do município, Goreth Garcia Ribeiro, também participou da ação, conversando com os comerciantes. Ela destacou que é importante a participação de todos para que a cidade tenha um aspecto melhor.
 
“O lixo que é jogado na rua vai parar nos esgotos e deságuam nos igarapés. Nesse período de chuvas, com certeza vai provocar alagações e outras pessoas serão prejudicadas por conta dessa sujeira. Já chegamos a ter seis coletas de lixo nessa área justamente porque as pessoas vão descartando o lixo aleatoriamente. Agora temos um horário definido e tenho certeza, que todos vão ajudar”, concluiu Goreth Garcia Ribeiro.
 
Multa
A partir da próxima semana, a operação passará a ter caráter punitivo para quem descartar o lixo fora dos horários estabelecidos. A multa varia entre 10 e 50 UFM, ou seja, entre R$ 745,90 e R$ 3.729,50.
 
Manaustrans e Sempab também participaram da operação.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019