Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Design estreia na Feira Internacional da Amazônia (FIAM)
Por Fábio Alencar, Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)
terça-feira, 26 de novembro de 2013
 
 
 

A sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (VII FIAM), que começa nesta quarta-feira (27), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, vai contar, pela primeira vez, com o design como um de seus eixos de discussão. Na sexta-feira (29), a partir das 14h, entre os oito temas da Jornada de Seminários do evento, haverá “Design como ferramenta para o incremento de negócios na Zona Franca de Manaus (ZFM)”.
 
O objetivo do seminário é mostrar como a utilização do design pode ajudar a alavancar as vendas, reduzir os gastos e agregar valor aos negócios desenvolvidos na Zona Franca. “É um primeiro passo para fomentar a discussão em torno do processo criativo no Polo Industrial de Manaus (PIM). As empresas daqui são exemplos mundiais em manufatura. Agora é hora de dominar o ciclo de produção e passar a agir no início do processo, no projeto, no design”, explica o superintendente Thomaz Nogueira, que assumiu a SUFRAMA em janeiro de 2012 tendo, como uma das metas apontadas no discurso de posse, o “domínio do ciclo de produção” na ZFM.
 
A expectativa da SUFRAMA é que, a partir do seminário, surjam os gargalos que impedem as empresas de criar no PIM e também sejam apontadas opções para fomentar o setor. “Se existem motivos para haver pouca criação aqui, quais são? É possível mudar essa realidade? O que fazer para mudá-la?”, questiona Nogueira, apontando algumas das discussões que devem surgir no evento.
 
O seminário “Design como ferramenta para o incremento de negócios na Zona Franca de Manaus (ZFM)” é organizado pela SUFRAMA com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e do Instituto Didesign.
 
Palestrantes
Serão três palestras no dia 29. A primeira será do especialista em branding, graduado em design pela USP, Guilherme Sebastiany, que vai falar “Como as marcas ajudam a vender mais”, mostrando um dos primeiros passos do design que é escolher o nome e a identidade visual da marca e como isso impacta o público alvo e suas escolhas. Na segunda palestra, o doutor em design pela PUC-Rio, Alexandre de Oliveira, e a Mestre em sustentabilidade, Iuçana Mouco, da Fucapi, falarão sobre “Design local, competitividade global”, abordando a questão da identidade cultural como elemento de diferenciação no mercado  e aumento da  competitividade para as empresas – mostrando ainda cases de sucesso da empresas que apostaram nesta receita.
 
Encerrando o seminário, Marco Aurélio Lobo Júnior, coordenador de Inovação e Design da Apex-Brasil, vai mostrar “Como promover a criatividade brasileira no mercado internacional”, explicando como inovação e design podem ajudar a aumentar as exportações e a imagem internacional dos produtos e serviços brasileiros.
As inscrições para a Jornada de Seminários encerraram no último dia 19 de novembro.
 
 
 
 
 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019