Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Conferência dos Povos Indígenas para 2014
Por Isaac Júnior, Ascom/Seind
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
 
 
 

As atividades de 2013 do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) foram encerradas nesta quarta-feira (dia 11), em Manaus, com a socialização dos resultados obtidos no ano e as perspectivas das quase 50 instituições parceiras que constituem o comitê para 2014. Apesar das dificuldades em realizar algumas ações, as quatro câmaras técnicas que formam o comitê apresentaram números positivos e uma das prioridades para o ano que se aproxima é a realização da 3ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas.

 

A primeira edição do evento foi em 2003 e teve a participação de 80 lideranças. A segunda, em 2008, reuniu 200 representantes de povos indígenas do Estado. O objetivo é abordar temas relevantes e discutir políticas públicas para áreas como educação, saúde, gestão ambiental e territorial, cultura e cidadania.

   

Entre os números contabilizados e tidos como positivos no ‘Comitê Gestor Indígena’ estão os relacionados às ações de cidadania. Foram 4,5 mil atendimentos em 2013.

 

A qualificação técnica e profissional, com cursos de informática e técnico de enfermagem, além do atendimento jurídico, integrado e centralizado, que alcançou 3,6 mil atendimentos, também receberam destaque na reunião do comitê. Assim como o apoio para a regularização contábil de 18 organizações e o incentivo para a participação dos indígenas no “Prêmio Culturas Indígenas”.

 

“As ações estão acontecendo e temos o apoio do governador Omar Aziz e do vice José Melo para trabalhar as políticas públicas de forma transversal, com a participação das instituições parceiras”, destacou o presidente do comitê gestor e titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio José Baniwa.

 

Copa do Mundo

Para 2014, somada à 3ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas, várias ações já estão planejadas. Uma delas é a quarta edição do Abril Cultural Indígena, que deverá ganhar um ingrediente a mais, em meio ao clima de Copa do Mundo, com a provável realização de um quadrangular envolvendo as seleções nacionais indígenas de Brasil, Costa Rica, Colômbia e Chile.

“As câmaras técnicas voltam a se reunir logo no início do ano e a ideia é realizar ao menos três reuniões do comitê, durante os doze meses, para podermos alinhar todas as propostas”, informou o secretário.

Parceiros

Presidido pela Seind, o comitê gestor foi instituído pelo decreto estadual número 31.052/10 e instalado em julho de 2011. O plano de trabalho é elaborado dentro das câmaras técnicas Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas; Promoção dos Povos Indígenas do Amazonas; Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas; Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas.

 

O comitê é formado pelas seguintes instituições parceiras: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Afeam, ALE/AM, Amazonastur, Banco do Brasil, Cetam, CMA, Coiab, Defesa Civil, DSEI/Sesai, FAS, Fapeam, FPS, Funai, Funtec, FVS, Ibama, Idam, Ifam, Inpa, Ipaam, Instituto Chico Mendes, Iteam, MDA/Manaus, Ouvidoria Geral do Estado do Amazonas, Proderam, SDS, Searp, Seas, Sebrae, SEC, Secti, Seduc, Segov, Seind, SEMGRH, Sejel, Senar, Sepa, Seped, SPF, Seplan, Sepror, Setrab, SSP, Suhab, Susam e UEA.

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019