Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Semsa intensifica vacinação contra sarampo
Por Semcom,
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
 
 
 

Devido ao surto de sarampo em Fortaleza e em Pernambuco, a Prefeitura de Manaus está em alerta e iniciou nesta segunda-feira (3), a intensificação das ações de imunização contra a doença em Manaus. O objetivo é evitar que o sarampo chegue à capital amazonense, já que não são registrados casos há 14 anos.  “Considerando a notificação de 132 casos confirmados no Brasil em 2013, sendo 114 em Pernambuco, e de 20 casos suspeitos no Ceará em janeiro deste ano, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é evitar a reintrodução da doença no município e criar uma barreira contra a doença”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, em exercício, Lubélia de Sá Freire.

A vacina está disponível em todas as 213 unidades de saúde da rede municipal, e a ação pretende proteger contra o sarampo as pessoas que não têm o esquema completo de vacinação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), com público alvo nas crianças com idade a partir de 12 meses até 10 anos, adolescentes de 11 a 19 anos, e adultos (mulheres até 49 anos e homens até 39 anos. “O adulto que não tem a carteira de vacinação e está na dúvida se tomou a vacina ou não, deve ser vacinado”, orientou Lubélia.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, podendo se propagar rapidamente em ambientes fechados como escola e locais de trabalho. É ocasionada por vírus e transmitida de pessoa para pessoa por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas ao tossir, espirrar e falar. Considerado uma doença potencialmente grave, pode acarretar sequelas como cegueira e surdez. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

A secretária municipal de Saúde, em exercício, Lubélia de Sá Freire, explica que a intensificação da vacinação contra sarampo é uma medida preventiva. Segundo ela, o Estado do Ceará não registrava nenhum caso de sarampo há 15 anos, o que mostra a necessidade de manter a população alerta para a prevenção. “Manaus não registra nenhum caso de sarampo desde 2000, mas isso não significa que não há risco. Além disso, temos que considerar o tráfego intenso de pessoas entre o Estado do Amazonas e o Nordeste, principalmente no período de férias escolares”, alerta Lubélia Freire.

A vacina está disponível nas Unidades de Saúde que funcionam no horário das 8h às 17h, e nas 10 Unidades de Saúde com horário ampliado, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados das 8h às 13h. A recomendação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para a aplicação da vacina, apresentando, se houver, o cartão de vacina. “Para cada faixa etária há uma recomendação específica para a aplicação da vacina e os profissionais estão capacitados para orientar a população”, afirmou Lubélia Freire.


Sintomas
Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podem aparecer os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).

Unidades de Saúde com horário ampliado:

DISTRITO DE SAÚDE NORTE

USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I
USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina
UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I

DISTRITO DE SAÚDE LESTE
UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II.
USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II
UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

DISTRITO DE SAÚDE SUL
UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada
UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade

DISTRITO DE SAÚDE OESTE
UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II.
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória



 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019