Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



FIFA 11 pela Saúde, 11 escolas selecionadas em Manaus
Por Semcom,
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
 
 
 

Como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Manaus foi selecionada para participar do Programa FIFA 11 pela Saúde. Lançado em 2009 por iniciativa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o programa será executado no Brasil a partir deste ano, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde, atendendo 11 escolas em cada uma das 12 cidades-sede da Copa.

Em Manaus, uma reunião para apresentação prévia do programa acontecerá nesta sexta-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1695, bairro Adrianópolis, das 8h30 às 11h. A reunião contará com a presença dos professores e gestores das 11 escolas selecionadas para o programa em Manaus.

Apresentação será feita pelo coordenador local da FIFA para as ações do programa, médico Eduardo Telles de Menezes Stewien.

A técnica responsável da área da Saúde do programa em Manaus (ponto focal saúde), Maria Aldacy Barroso Cordeiro, explica que o FIFA 11 pela Saúde tem como objetivo encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis entre os estudantes, prevenindo ou minimizando fatores de risco para doenças. “O programa foi lançado em 2009 e hoje já atinge 19 países em cinco continentes, beneficiando 50 mil crianças. A intenção é implantar o programa em todas as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 ainda no início deste ano, dando continuidade à expansão global do programa”, informa Maria Aldacy Cordeiro.



Metodologia

O programa utiliza como metodologia a execução, em cada escola, de 11 sessões de atividades com 90 minutos de duração, com dois tempos distintos de 45 minutos, como em uma partida de futebol. No primeiro tempo, chamado de “Jogue Futebol”, habilidades específicas do esporte são ensinadas às crianças. A segunda etapa, batizada de “Jogue Limpo”, acontecerá a partir da disseminação de 11 mensagens baseadas nos principais problemas globais de saúde, gravadas em vídeos que contam com a participação de 11 celebridades mundiais do futebol, entre eles: Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e Marta.

As sessões abordarão os temas: Jogue Futebol; Beba água potável; Respeite meninas e mulheres; Siga uma dieta balanceada; Proteja-se contra o HIV e DST; Vacine-se; Evite as drogas, álcool e tabaco; Tome os remédios prescritos; Controle seu peso; Jogue limpo; e Lave suas mãos.

O FIFA 11 pela Saúde é direcionado para estudantes na faixa-etária de 11 e 12 anos. Foram selecionadas em Manaus as seguintes escolas: Escola Municipal Maria Leide Amorim; Escola Municipal Profª Maria Lira Pereira; Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol; Escola Municipal Ana Mota Braga; Escola Municipal Vicente de Paula; Escola Municipal Senador Fábio Pereira de L. Bittencourt; Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro; Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho; Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá; Escola Municipal Álvaro César De Carvalho; e Escola Municipal Profº Nilton Lins.

Cada escola deve contar com dois professores, preferencialmente educadores físicos, sendo um do sexo masculino e o outro do sexo feminino, que executarão as atividades. Esses professores participarão de uma capacitação, que ocorrerá em Brasília, de 10 a 14 de fevereiro. As ações do programa passarão a ser executadas em Manaus a partir do dia 17 de fevereiro.

A proposta da FIFA é inserir cinco mil crianças brasileiras no programa antes da Copa do Mundo de 2014. “Dependendo dos resultados do programa, as ações poderão ser ampliadas para as escolas inseridas no Programa Saúde na Escola”, ressalta Maria Aldacy.


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019