Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno
Por Eurivânia Galúcio, Semcom
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
 
 
 

Manaus foi o município escolhido para sediar o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e paralelamente o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs). O evento será no período de 24 a 28 de novembro e deve reunir três mil participantes e 400 trabalhos inscritos de todo o Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está a frente da organização do Encontro, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

O evento é realizado anualmente por iniciativa da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN Brasil), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Para a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, a escolha de Manaus para sediar o XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno é uma forma de reconhecer o compromisso do município em fortalecer as ações de promoção ao aleitamento materno e de incentivo à amamentação, bem como da alimentação complementar saudável.

“No município de Manaus, o índice de aleitamento materno tem aumentado nos últimos anos. Em 1999, 24,4% dos bebês até quatro meses encontravam-se em aleitamento materno exclusivo e em 2008 este número aumentou para 41% em crianças de até seis meses. Em 2012, chegamos aos dados relevantes, com 53,14% crianças de 0 a seis meses em aleitamento materno exclusivo”, informa Ivone Amazonas.

Ao longo do ano passado, o trabalho da Semsa de busca pela melhoria das condições para o aleitamento materno obteve reconhecimento com a entrega de certificados da Waba para 57 Unidades Básicas de Saúde do município. A Waba é uma rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as crianças e mulheres, que se dedicam a proteger, promover e apoiar a causa.

Dezoito Unidades Básicas de Saúde do município também receberam certificação pelo Ministério da Saúde (MS), como integrantes da Rede Amamenta Brasil, atualmente denominada Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

Segundo Ivone Amazonas, a “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil" tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica para reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Temática

Em 2014, o Enam/Enacs irá abordar o tema “Amamentação e Alimentação Complementar em Redes: qualidade de vida na Amazônia”, com ênfase aos direitos sociais e o direito à saúde, considerando a amamentação e a alimentação complementar como princípios fundamentais para a garantia de uma vida saudável e a redução dos riscos de doenças crônicas. Haverá ainda destaque para a defesa de práticas sustentáveis e de “não desperdício”, além do alerta para os perigos do consumo de alimentos processados.

Público

O evento é dirigido aos profissionais de saúde e grupos comunitários de apoio que trabalham com   a saúde de lactentes, de crianças na primeira fase da infância e de mulheres, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de fiscais da Vigilância Sanitária, gestores e técnicos municipais de saúde, profissionais de órgãos de Defesa do Consumidor, integrantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Segurança Alimentar.

“O evento é uma oportunidade para que os profissionais possam divulgar o trabalho que realizam e para que conheçam os trabalhos que estão sendo realizados em todo o Brasil na promoção do aleitamento materno. Também será um espaço propício para um amplo debate sobre a amamentação, contribuindo para o fortalecimento das ações das equipes de saúde e para a divulgação das pesquisas recentes sobre aleitamento materno”, explicou Ivone Amazonas. O período de inscrição dos trabalhos ainda será divulgado, mas deve compreender os meses de julho e agosto.

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019