Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeitura e FIFA esclarecem uso de marcas oficiais
Por Semcom,
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
 
 
 

Prefeitura e FIFA esclarecem uso de marcas oficiais
Fiscalização rigorosa nas áreas do entorno da Arena da Amazônia e Ponta Negra / DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta segunda-feira (10), um painel sobre o Programa de Proteção às Marcas da FIFA. Organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o encontro teve a participação de representantes do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA, e visou o esclarecimento das principais dúvidas sobre a utilização das marcas oficiais da organização, com foco no Mundial de 2014.

Durante o seminário, o responsável pelo grupo de proteção às marcas da FIFA, Auke-Jan Bossenbroek, e o consultor da FIFA, Vicente Rosenfeld, explanaram sobre questões como propriedade intelectual, marketing de emboscada, Áreas de Restrição Comercial (ARCs), funcionamento das atividades comerciais regulares durante a Copa do Mundo e uso editorial das marcas. Além de representantes de veículos de comunicação, participaram do encontro executivos de agências de comunicação e marketing, e empresários cujos os  empreendimentos estão localizados no entorno da Arena da Amazônia.

Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, disse que a principal função do encontro foi esclarecer o que poderá ou não ser feito durante o megaevento. “É um seminário importante para esclarecer à população e aos empresários sobre como tirar melhor proveito desse grande evento e como alavancar as vendas nos comércios locais e receber bem os turistas que aqui estarão, obedecendo às legislações vigentes”, explicou o Monteiro de Paula.

Fiscalização

O diretor-presidente da Manauscult lembrou que, durante a Copa do Mundo, equipes da Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado farão a fiscalização mais rigorosa das áreas imediatas no entorno da Arena da Amazônia e da Ponta Negra, onde será realizado o Fan Fest. Especificamente para este fim, foi montado um grupo de trabalho, que terá ações do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Casa Militar e Polícias Civil e Militar, além da própria Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Marketing de Emboscada

Embora a Copa do Mundo seja seu evento mais conhecido, a FIFA realiza diversas outras ações paralelas de desenvolvimento ambiental e social ao redor do mundo. De acordo com os representantes da organização, 93% da receita da federação provêm do megaevento, realizado de quatro em quatro anos. Por isso, segundo eles, é tão importante garantir a exclusividade de imagem de seus patrocinadores.

Para isso, ao longo da preparação para o Mundial e durante a realização do mesmo, a FIFA e os órgãos locais fiscalizam a utilização de marcas nas áreas de interesse do evento. De acordo com a Lei Geral da Copa, é proibido realizar promoções de marcas concorrentes aos patrocinadores oficiais, especialmente no entorno dos estádios. Também não podem ser instaladas placas nestas áreas. Quanto às propagandas já existentes, não será necessário realizar alterações em função do Mundial, desde que os comerciantes não deem mais destaque às mesmas, que já foram registradas pela FIFA em dezembro de 2013.

Áreas de Restrição Comercial

Uma das principais dúvidas dos comerciantes e moradores do entorno da Arena da Amazônia é quanto ao funcionamento dos estabelecimentos e acesso local. Não será necessário tomar nenhuma providência para passar por esta área nos dias de jogos. No entanto, de acordo com Monteiro de Paula, é prudente observar que a movimentação no local será semelhante a de grandes eventos já realizados na cidade, como o Boi Manaus.

Quanto ao funcionamento dos estabelecimentos, nenhum comerciante será impedido de realizar suas atividades, desde que não haja oportunismo, como tentativa de realizar propagandas de grandes proporções ou mesmo promoções relacionadas à Copa do Mundo.
Cambistas não poderão atuar nas ARCs, e somente ambulantes autorizados pela FIFA até dezembro passado poderão comercializar seus produtos no local, desde que estejam em conformidade com a regulamentação exigida pela organização.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019