Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Alunos se preparam para competição nacional de robótica
Por Thiago Botelho, Semcom
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
 
 
 

Alunos se preparam para competição nacional de robótica
Robotica na Esc. Sônia Maria / Rodemarques Abreu

A Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa, na rua Monte Sião, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, será a única escola pública da Região Norte do País a participar da etapa nacional da First Lego League, competição internacional de robótica na área da Educação. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 deste mês, na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal.

Batizada como Live Corp Sônia Maria, a equipe composta por nove alunos da unidade de ensino conseguiu classificação para o torneio após ficar com a quarta colocação na etapa Norte da competição, realizada em novembro do ano passado, e que contou com 20 times.

O projeto da Sônia Maria abordou o tema deslizamento de terra, no qual apresentou soluções de prevenção a esse tipo de acidente. O que chamou a atenção dos jurados é que o projeto foi explicado em português e inglês. O idealizador e incentivador da robótica na escola, professor Osvaldo Fernandes Neto, acredita que a equipe pode surpreender na competição.

“Nossos alunos estão motivados e ansiosos para a competição. Nosso trabalho foi muito bem feito e aprimoramos algumas coisas para a etapa nacional. Penso que podemos surpreender e quem sabe nos classificarmos para a etapa mundial em Toronto, no Canadá”, disse Neto que também é diretor da escola.
Incentivo interdisciplinar

A robótica é trabalhada no contraturno das aulas curriculares e são selecionados para a equipe os melhores alunos de cada turma. Desde setembro de 2013, quando a Escola Sônia Maria foi comtemplada com os kits de robótica pelo Sesi, as aulas acontecem pelo menos três vezes por semana. Segundo o diretor Osvaldo Fernandes Neto, a robótica tem se mostrado uma excelente ferramenta pedagógica e auxiliado no desenvolvimento dos alunos em todas as disciplinas.

“Eles utilizam na prática a matemática, o raciocínio logico, mas também trabalham a coordenação motora, já que montam as programações, o robô. Então, você incentiva que eles tenham interesse em arquitetura, engenharia, mecatrônica, por meio de algo lúdico. Eles brincam e aprendem com tudo isso”, explicou.

A aluna Ana Cristina Mascarenhas, 14, do 9º ano, conheceu a robótica no ano passado. Avessa à disciplina de matemática, após cinco meses trabalhando com robótica, ela acredita que evoluiu e já não vê mais os cálculos como ‘bicho papão’.

“Eu aprendi a gostar de cálculo porque o utilizei de uma forma diferente. Como sou uma das programadoras do robô, eu preciso calcular velocidade, medir espaços e isso é muito legal. Hoje, posso dizer que minha concentração e criatividade melhoraram muito”, disse.

Para o aluno Gleyveson dos Santos, as aulas de robótica serviram para incentivar na escolha da profissão que seguirá. O contato com a programação do robô chamou a atenção e agora ela pretende prestar vestibular voltado para área de informática.

“Eu me interessei por programação, por criar robôs e por isso irei fazer faculdade de informática. Quero seguir nessa carreira porque me identifiquei muito”, comentou.
Competição

A First Lego League é dividida em quatro etapas de avaliação. Na primeira, a equipe de apresentação explica para os jurados como se deu o processo de escolha do tema e o que foi pesquisado. Em seguida, é avaliado também o comportamento dos participantes, o designer do robô e como foi feita a programação dos movimentos e, por fim, é feito o desafio. Em uma mesa, o robô precisa se movimentar e ultrapassar obstáculos.

A equipe Live Corp Sônia Maria embarca para o Distrito Federal no próximo dia 20 de fevereiro com dois professores e os alunos: Ana Cristina Mascarenhas, Hudivane Ribeiro, as irmãs Etulem e Quetulem Santana, Diane Vieira, Gleyveson dos Santos, Brenda Emily, Leilane Moares e Sulamita Ferreira.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019