Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Dilma destaca Barco-Escola Samaúma II
Por Sistema FIEAM,
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
 
 
 

Dilma destaca Barco-Escola Samaúma II
Inauguração do Samaúma II, dia histórioco para o SENAI / DIVULGAÇÃO

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, recebeu a presidente Dilma Rousseff para a inauguração do Barco-Escola SENAI Samaúma II. A solenidade contou com presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi, autoridades políticas do Estado e do Município, e diretores da entidade. A inauguração ocorreu na tarde de sexta, 14, na Estação Naval do Rio Negro – Comando 9º Distrito Naval (BR 316 – Km 4,5, Distrito Industrial).

Segundo a presidente Dilma, ações que diminuam as desigualdades no país são de grande importância ao Brasil. Destacou também que o desenvolvimento da União só será perene se tivermos educação de qualidade, promovendo o avanço do país em sua competitividade e produtividade. Ela prometeu apoio do governo federal para o 3º barco Samaúma.

“Temos que formar técnicos, professores universitários, pesquisadores e cientistas, capacitando pessoas em todos os rincões do Brasil. Este barco é para capacitar em várias áreas, na área de tecnologia da informação, na área de manutenção de ar, de motores e de rabetas”, explicou Dilma.

Outra função do barco-escola que chamou atenção da presidente foi quanto às inúmeras funcionalidades na disseminação do ensino profissional, sendo o próprio Samaúma II o principal exemplo de seus alunos no que diz respeito à preservação sustentável, transmitindo uma educação direcionada aos cuidados com os recursos naturais e ambientais. 

“Uma coisa fundamental na Amazônia e no Estado do Amazonas é a energia limpa, a energia fotovoltaica, e sua própria manutenção. Manter equipamentos solares fotovoltaicos faz a diferença para a população ficar no escuro ou no claro. E ao ficar no claro ela torna-se uma energia de baixo custo e de forma amigável ao meio ambiente”, apontou a presidente.

Na coletiva dada em frente ao barco-escola, Dilma identificou o Samaúma II como projeto decisivo para o futuro sustentável do país. “Este barco é um passo decisivo para o Brasil, pois aponta para o futuro do país. O futuro do país está aqui, está na formação e educação de pessoas”, declarou.

         Na avaliação da presidente, o Amazonas sofre com grandes dificuldades peculiares de sua localização geográfica, porém possui uma população que enfrenta os desafios e os transforma em oportunidades. “Aqui na Amazônia existem várias dificuldades. Uma coisa é você formar em grandes e médias cidades e outra coisa muito diferente é ir atrás dos alunos como este barco faz. Ele vai parando em municípios pequenos, chamando as pessoas e trazendo as pessoas para a educação”.

Ao fim da coletiva, Dilma comprometeu-se em financiar o terceiro barco-escola do SENAI Amazonas. “Mostraram-me o que é a Samaúma, uma árvore das mais altas da Amazônia, belíssima e que luta para chegar ao sol. Aqui nós estamos também lutando para receber quanto mais conhecimento melhor. O nome é perfeito: Samaúma II. Agora vamos providenciar e fazer o terceiro barco-escola”, declarou a presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff.

A 2ª unidade móvel fluvial do SENAI Amazonas iniciou sua construção em 2011, já na gestão do presidente da FIEAM, Antonio Silva, que contou com aprovação e financiamento do projeto do presidente da CNI, Robson Andrade, e do diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi. Para Antonio Silva, o lançamento do 2º o barco-escola da Rede SENAI é uma conquista de todo o Sistema Indústria que contribuirá para o desenvolvimento da Região Norte, oportunizando educação profissional em lugares distantes e de difícil acessibilidade do território brasileiro, como os municípios isolados pelos rios da Amazônia.

“O Samaúma II é uma conquista para todos amazônidas, uma vez que essa nova unidade vai nos permitir duplicar a capacidade de atendimento do Samaúma I. Como se tem dito, não é mais um barco do SENAI Amazonas e sim um barco-escola que tem atendido vários municípios do Norte e que dará continuidade ao cumprimento do papel institucional de nossa entidade que é lutar pelo tratamento humanitário aos trabalhadores, estimulando a educação profissional e o bem-estar social, buscando mantê-los em constante processo de adaptação às transformações sociais e econômicas do Amazonas e dos estados circunvizinhos”, disse Antonio Silva

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Rivaldo Neves, o lançamento de mais um barco-escola do Sistema Indústria vem para unir e fortalecer os interesses de desenvolvimento industrial no Norte do país. “O Samaúma vai a todos os lugares e essa unidade fluvial do SENAI/AM só vem a somar, trazendo satisfação de todas as Federações, pois redobra os serviços de educação profissional para a população de Roraima e de demais estados de nossa região”, avaliou Nivaldo.

 

         Lucchesi acrescenta a importância da atividade itinerante do Samaúma II na disseminação do conhecimento e da educação profissional em cidades ribeirinhas da Amazônia. “Este novo barco-escola representa um compromisso do SENAI com o desenvolvimento da Amazônia, aonde o grande vetor de integração é o rio. Essa é uma escolha, uma opção do SENAI no atendimento às pessoas que mais necessitam”, diz Rafael Lucchesi, lembrando que o Samaúma, unidade pioneira, foi base de aperfeiçoamento para a construção do Samaúma II, utilizando-se do principal vetor de desenvolvimento da região.

“A bacia hídrica da Amazônia possui uma população ribeirinha que o SENAI atende com uma agenda de capacitação profissional através de seus barcos-escola. Este é um vetor extremamente importante e que é o passaporte desses cidadãos para o mundo do trabalho. A inauguração do Samaúma II é algo tocante e importante, um dia histórico para o SENAI. Agora o próximo desafio é o financiamento do Samaúma III”, ressaltou Lucchesi.


Samaúma II vai ampliar presença do SENAI

O Samaúma II torna-se realidade para reforçar o trabalho desenvolvido pela unidade fluvial pioneira do SENAI/AM, que ao logo de seus 35 anos aportou em 61 municípios do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, formando e certificando 48 mil alunos em diversas áreas profissionalizantes.

O Samaúma II possui três conveses, além do convés de máquinas, medindo 7 metros a mais que o Samaúma I, com 13 metros de altura, 10 de largura e 42 metros de comprimento. Em sua infraestrutura de alta tecnologia de construção naval estão acomodadas sete oficinas/laboratórios nas áreas de mecânica de motores a diesel, mecânica de motores de popa, mecânica industrial, tecnologia da informação, energia solar, alimentos e análise de água, com capacidade de deslocamento de até 14 nós de velocidade.

Os instrutores do Samaúma II, ministrarão cursos gratuitos embarcados e desembarcados em cinco cidades aportadas por ano, capacitando 3 mil alunos. O barco-escola passará entre dois a três meses em cada lugar com capacidade de disponibilizando até 34 cursos.

Além dos cursos profissionalizantes, a nova unidade fluvial e sua tripulação transmitirá conceitos de sustentabilidade como o de aproveitamento e tratamento de águas pluviais e as utilizadas dentro da embarcação, na reciclagem de resíduos sólidos gerados no exercício do ensino/aprendizagem e na utilização da energia solar para aquecimento da água e do fornecimento de até 20% do consumo do Samaúma II.

Com os dois barcos-escolas, o SENAI Amazonas qualificará cinco mil alunos por ano. Desta forma, a CNI, FIEAM e SENAI, oportunizarão a transformação de conhecimento pela Amazônia, levando a educação profissional por toda a Amazônia.


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019