Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Alerta: falsa carrocinha que tenta capturar animais
Por Cláudia Barbosa, SEMCOM
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
 
 
 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou, nesta quarta-feira (19), um boletim de ocorrência no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para pedir a investigação de um grupo de pessoas que, pelo menos em uma situação relatada, passou-se por funcionários do Centro de Zoonoses, da Prefeitura de Manaus, para tentar capturar cães em uma residência e que pode estar agindo nas ruas de Manaus.

A denúncia partiu da dona de casa Gilvanete Guimarães que procurou a direção do CCZ para solicitar informações sobre o motivo de homens, que diziam ser funcionários do órgão, tentarem entrar na casa dela, à força, para levar seus cães, no último dia 8 de fevereiro.

Segundo o diretor do CCZ, Francisco Zardo, a dona de casa Gilvanete chegou ao CCZ indignada, sem saber os motivos pelos quais queriam levar seus cachorros. “Explicamos a ela que o CCZ não enviou nenhuma carrocinha na casa dela. Somente vamos às residências quando somos solicitados. Mostramos a nossa carrocinha para ela e a dona Gilvanete não a reconheceu. Então, o carro não era nosso e agora a polícia está investigando, porque essas pessoas estão culpando a prefeitura por levar os animais de forma indiscriminada e nós não fazemos isso”, declarou.

No Boletim de Ocorrência, Gilvanete relata que às 14h do dia 8 de fevereiro, um grupo de pessoas afirmando que seria do CCZ, queria capturar seus cachorros e tentaram entrar, à força, em sua residência no Tarumã, zona Oeste de Manaus. “Eles disseram que iriam retornar a minha casa com um mandado do órgão. Eu me dirigi ao CCZ para perguntar o motivo da captura dos meus animais e fui informada que a ação não procedia, que não tinha sido o CCZ”, afirmou.

Diante da denúncia, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, solicitou uma investigação rigorosa do caso e disse que nenhuma equipe do CCZ está autorizada a entrar na casa das pessoas sem a permissão dos donos. “Faço um alerta à população de que recebemos essa denúncia de que há pessoas que estão se passando por funcionários do CCZ para capturar os animais de forma indiscriminada. Trabalhamos de forma responsável e nunca vamos às residências sem sermos chamados. Pedimos a parceria da população para denunciar estas pessoas para que possamos identificar e tomar as devidas providências”, solicitou Melo.

Sobre o CCZ
O CCZ é uma unidade de saúde pública que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva, leptospirose e leshmaniose visceral), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica, executando suas funções por meio do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos, que procuram esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

As carrocinhas são utilizadas para a remoção e captura específicas de animais que ofereçam riscos diretos à saúde pública, de forma humanitária e de acordo com regras do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

 


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019