Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



O Carnaval da família na Terra das Cachoeiras
Por Osório Amarinildo, O Carnaval na Terra das Cachoeiras
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
 
 
 

O Carnaval da família na Terra das Cachoeiras
/ André Amazonas

De 1º a 4 de março, o município de Presidente Figueiredo entrará no ritmo do samba. A ‘Terra das Cachoeiras’ realiza os preparativos finais para o seu tradicional carnaval, o Carnachoeira 2014, que este ano espera receber mais de 30 mil turistas somente em um dia de festa. Ao todo, serão quatro dias de festa e quase de 60 horas de alegria, diversão e de muito, mas muito samba no pé. Samba que vai reunir todos os ritmos – das tradicionais marchinhas e blocos ao som das sanfonas com o melhor do forró e, também, de outros gêneros como axé music, MPB, pagode, xote, sertanejo, entre outros.


A festa contará com dois palcos: um na Praça da Cultura (centro da cidade) – onde acontecerá a programação à noite –, e outro na Corredeira do Urubuí, para as atrações durante o dia. Mais de 30 shows e bandas estão confirmados, dentre eles: Toninho Forró Show, Embalassamba, Forró na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.

“Para a edição deste ano, conseguimos ampliar o número de apresentações. Também estamos dando oportunidade para que novas bandas e artistas do município possam divulgar o seu trabalho, além de grandes bandas da região. Outro diferencial será a presença da Bateria Show da Unidos do Alvorada, que fará uma belíssima apresentação”, acrescentou o secretário de cultura e eventos do município, Jeconias Santos.

Realizada pela prefeitura municipal desde o ano de 1997, a festa é considerada uma das maiores da região Norte em segmento, e já faz parte do calendário cultural do Estado. O sucesso do evento se explica pelo seu formato, por ser no estilo carnaval de rua. Milhares de foliões e turistas de várias regiões do Brasil e até de outros países tomam conta das ruas da cidade e principais pontos turísticos, durante toda a programação.

Na edição deste ano, serão 14 blocos: dez no grupo especial, três no de grupo de acesso e um convidado, o bloco do turista. Como forma de incluir toda a comunidade, haverá um bloco especialmente dedicado aos projetos sociais que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realiza – desfilarão pessoas com deficiência, idosos, jovens e adolescentes atendidos pelos programas socioassistenciais e de inclusão.

Tanta animação merece ser reconhecida. Os blocos do grupo especial e de acesso concorrem ao título de campeão do Carnachoeira 2014, em suas respectivas categorias. Cada grupo já realizou sua inscrição, conforme regulamento do evento e apresentando, também, sua rainha oficial, que concorrerá ao posto de ‘Rainha do Carnachoeira 2014’. Os blocos serão avaliados por um júri de fora, que terá como critério os seguintes itens: organização, alegria, desfile em conjunto e porta-estandarte. Serão premiados com troféu o 1º, 2º e 3º lugares do grupo especial; e o 1 e o 2º lugar do grupo de acesso.

A ‘Rainha do Carnachoeira 2014’ também será escolhida por um júri convidado, que virá especialmente de fora do município para julgar as candidatas, considerando os seguintes itens: samba no pé, simpatia e fantasia. A primeira colocada será coroada ‘Rainha do Carnachoeira 2014, recebendo faixa, coroa e prêmio. A segunda e terceira colocada receberá o título de 1ª e 2ª princesa, respectivamente.
A escolha da ‘Rainha do Carnachoeira 2014’ será dia 01/03 (sábado), a partir das 22h, na Praça da Cultura. Já o desfile dos blocos acontecerá dia 02/03 (domingo) – a concentração será às 17 horas, na Praça das Torres, situada na Av. Padre Calleri, bairro Tancredo Neves, seguindo em direção à Praça da Cultura, onde acontecerá o show da Bateria Show da Unidos do Alvorada.

Para animar todos os presentes e fazer a alegria da criançada, haverá o Baile Infantil e a escolha da ‘Rainha Mirim do Carnachoeira 2014’, que será realizado no dia 01/03, a partir das 17h, na Praça da Cultura. Uma programação especial também foi montada para a Vila de Balbina e Vila do Pitinga, com muitas atrações musicais.

A cada ano, o Carnachoeira se fortalece com um ‘carnaval da família’, com uma programação para todos os públicos e, principalmente, com segurança. Ao todo, foram mais de três meses de preparação e um investimento aproximado de R$ 400 mil. Várias frentes de trabalho trabalham na organização da festa, incluindo a parte de saúde e segurança. “Fazer uma festa deste porte requer planejamento, organização e, principalmente, é fundamental contar com o trabalho de equipes competentes. Presidente Figueiredo tem como uma de suas principais atividades econômicas o turismo. E esse é nosso objetivo principal. Divulgar nossos potenciais e apresentar o que temos de melhor, promover o aquecimento do turismo e comércio, com a geração de emprego e renda”, declarou o prefeito Neilson Cavalcante.  

Segurança e Organização
Quase 200 homens trabalhão na segurança da festa, envolvendo: Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil (com reforço solicitado de Manaus), Polícia Rodoviária Federal, Brigada de Incêndio do município e Secretaria Municipal de Saúde. A Polícia Rodoviária Federal realizará um trabalho intenso durante os quatro dias do evento, com viaturas em ronda, equipes volantes e pontos de fiscalização estática ao longo da BR 174. Nas BRs e vias principais de acesso, equipes trabalharão para orientar aos condutores e prevenir acidentes.

Conscientização
A Secretaria Municipal de Saúde realizará campanha de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com a distribuição de cerca de 9 mil preservativos, além de orientações e entrega de panfletos. As ações serão realizadas na Corredeira do Urubuí, durante o dia; e na Praça da Vitória, à noite. A Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTRAS), em parceria com o Conselho Tutelar do município, fará uma grande campanha de conscientização e fiscalização no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e do trabalho infantil.

Ecoturismo: Lazer e diversão para a família
Muitos dos turistas que visitarão a região vêm acompanhar toda a programação do evento. Outros, porém, preferem o descanso e aproveitar as belezas naturais do lugar. Algumas das opções são cachoeiras, grutas, cavernas e esportes radicais como trilhas, boia-cross, rapel, rafting e caiaque.

________________________________

Serviço
O que é: Carnachoeira 2014 – Carnaval de Presidente Figueiredo
Quando: De 1º a 4 de março de 2014 (sábado, domingo, segunda e terça).
Onde: Presidente Figueiredo (distante 107km de Manaus), nos seguintes locais – Corredeira do Urubuí e Praça da Cultura (região central do município); Vila de Balbina e Vila do Pitinga (área rural do município).
Público esperado: 30 mil por dia.
Principais atrações: Bateria Show da Unidos do Alvorada, Toninho Forró Show, Embalassamba, Forró Na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.
Fanpage do Evento: www.facebook.com/carnachoeira

Informações ao Turista
O turista que deseja desfilar nos blocos, basta comprar o abadá na ‘Feira dos Abadás’, que será realizada no sábado (01/03), a partir das 21h, na Praça da Cultura – Centro.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Está localizado na Praça da Cultura, no centro de Presidente Figueiredo.
Tel: (92) 3324-1308

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019