Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Diagnóstico - Território da Cidadania Indígena do Rio Negro
Por Isaac Júnior, Ascom/Seind
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
 
 
 

Diagnóstico - Território da Cidadania Indígena do Rio Negro
/

Mais uma etapa de diagnóstico das potencialidades produtivas em comunidades indígenas foi cumprida este mês pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), com o objetivo de cumprir as metas de execução do programa Território da Cidadania Indígena do Rio Negro. Entre os dias 7 e 19, em Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos (a 396 quilômetros de Manaus), os indígenas participaram de oficinas, cujo objetivo é identificar o potencial produtivo, a partir das experiências vividas por cada área de abrangência do programa.

 

Aproximadamente 200 indígenas de sete comunidades dos povos Baré, Baniwa e Tukano participaram das atividades, que foram focadas no artesanato, agricultura, extrativismo e turismo.

 

Objeto do Contrato de Repasse 0334.426-99/2010, firmado entre a Seind e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa prevê dez atividades em 2014, que deverão ser executadas até o mês de junho. A primeira foi em janeiro, na aldeia Cabari e assentamento Teotônio Ferreira, no rio Curicuriari, em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus).

 

A terceira fase está prevista para a segunda quinzena de abril, nas comunidades indígenas dos rios Padauiri, Aracá e Caurés, em Barcelos.

 

“Temos visitado as aldeias e realizado as atividades previstas no programa, com apoio da empresa Premier Eventos, por meio do técnico Ronisley Martins, que já trabalhou na Seind e conhece bem a realidade dessas populações no interior”, informou a técnica do Departamento de Etnodesenvolvimento e responsável pelo projeto na secretaria, Claudiane Menezes.

 

Em mais uma ação da câmara técnica “Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), as oficinas Território da Cidadania Indígena do Rio Negro já beneficiou aproximadamente mil indígenas.

 

Estratégia

O programa Territórios da Cidadania foi lançado pelo Governo Federal em 2008, por meio do MDA, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável para as populações, entre as quais as indígenas.

As ações estão centradas no desenvolvimento social, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura e ações fundiárias.

No Amazonas, o programa é executado desde 2011 pela Seind com seis projetos, entre os quais o do rio Negro.

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019