Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Samu chega ao interior com treinamento
Por Semcom,
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
 
 
 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está sendo implantado no interior do Amazonas e as equipes médicas vêm sendo treinadas por servidores da Prefeitura de Manaus. Nesta quinta-feira, 27, o serviço foi lançado em Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus) pelo governador Omar Aziz, com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Além de Tabatinga, as ambulâncias e ambulanchas já estão prontas para serem operadas em Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença e Tonantins.

O conteúdo abordado repassado aos servidores do interior foi recomendado pela portaria 2048/GM do Governo Federal, que disciplina a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências. O secretario municipal de Saúde, Evando Melo, explicou que foram ensinadas lições como o uso de desfibrilador automático, atendimento ao trauma grave, hemorragias, queimaduras, atendimento à gestante, criança e idoso. Todos também passaram por  cursos, duas provas teóricas e duas provas práticas, em carga de 40 horas.

“Nós precisamos enviar equipes aos municípios do Alto Solimões. Eles possuem capacitação-modelo e estão preparados para lecionar quem vai trabalhar no interior do Estado. Tivemos que deslocar todo o material, como pranchas rígidas para imobilização, colares cervicais, equipamentos de ventilação e manequins”, assinalou o secretario, que participou da solenidade de lançamento do serviço em Tabatinga.
As próximas equipes a serem treinadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão dos municípios localizados na Região Metropolitana de Manaus. Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve em Tabatinga ao lado do governador Omar Aziz e do ministro da saúde Arthur Chioro, a cooperação entre as cidades do Amazonas deve continuar.

“Precisamos unir forças para desenvolver o interior do Estado. O Samu de Manaus é muito bem preparado e está pronto para lecionar as equipes que atuarão nos demais municípios do Amazonas. Foi um trabalho muito difícil, pois precisamos mandar equipes para o Alto Solimões. Mas é gratificante ver que a população terá acesso imediato aos serviços médicos de urgência. Queremos continuar colaborando”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

A viagem a Tabatinga aconteceu na quinta-feira. O prefeito Arthur Virgílio Neto viajou a convite do Governo do Estado e também esteve em São Paulo de Olivença, onde participou da inauguração de um hospital e maternidade. Em Tabatinga, um hospital do mesmo molde também foi inaugurado.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019