Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Profissionais do Mais Médicos participam de treinamento
Por Três Comunicação,
segunda-feira, 10 de março de 2014
 
 
 

Mais 52 profissionais do Programa Mais Médicos, enviados pelo Governo Federal para reforçar o atendimento na Atenção Básica, na capital e no interior do Amazonas, iniciaram nesta segunda-feira (10) a participação no curso de nivelamento com ênfase nas doenças típicas da região Amazônica, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informou que, até o momento, o Estado já recebeu 351 profissionais participantes do programa – entre brasileiros, estrangeiros e brasileiros com formação no exterior – contemplando todos os 62 municípios amazonenses.

Considerando o modelo de assistência em que estão sendo inseridos – principalmente a Estratégia Saúde da Família – a presença desses profissionais, de acordo com Alecrim, representa a oferta extra de, aproximadamente, 1,3 milhão de consultas médicas por ano. “Um dado muito importante é que esses profissionais estarão reforçando ações e programas que promovem a saúde das pessoas e não apenas atuando para tratar quem já está doente. As equipes que eles passam a integrar são fundamentais para ampliar o alcance de programas voltados para o controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, para garantir a ampla cobertura do programa de imunização, entre outras atividades preventivas”, disse o secretário.

O curso de nivelamento está sendo ministrado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), ambas vinculadas à Susam, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). As atividades estão acontecendo no salão de reuniões do Comfort Hotel Manaus (localizado na av. Mandi – Distrito Industrial, próximo à Bola da Suframa) e se estendem até quarta-feira (12).

“Oferecemos este curso sempre que o grupo enviado pelo Governo Federal é formado por médicos estrangeiros ou mesmo brasileiros com formação no exterior. Consideramos importante que esses profissionais levem para a sua rotina de trabalho informações atualizadas sobre as doenças mais específicas da nossa região e também sobre os programas de saúde que executamos e a infraestrutura de atendimento de que eles irão dispor para trabalhar”, destaca Alecrim.

Além da capital, outros 14 municípios do interior do Estado foram beneficiados com a chegada desse novo grupo de médicos enviados pelo programa do Governo Federal. Entre eles estão as cidades de Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Canutama, Carauari, Codajás, Eirunepé, Envira, Iranduba, Japurá, Maués, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Urucurituba.

Somente no ano passado, o Amazonas recebeu 285 profissionais do Mais Médicos, que passaram a atuar na capital e nos 61 municípios do interior do Estado, incluindo os Distritos de Saúde Indígena. Até abril deste ano, a expectativa da Susam é que o número de profissionais vinculados ao programa atuando no Estado chegue a 480 médicos.

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019