Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Prefeito comemora o sucesso da articulação da PEC da ZFM
Por Semcom,
quinta-feira, 20 de março de 2014
 
 
 

Prefeito comemora o sucesso da articulação da PEC da ZFM
Proposta de Emenda à Constituição / Arlesson Sicsú

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos foi aprovada com o placar de 364 votos favoráveis contra apenas três desfavoráveis e três abstenções em primeiro turno, nesta quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, este é apenas o primeiro passo para que o modelo econômico seja prorrogado, pois a proposta ainda precisa ser votada em segundo turno e encaminhada para análise no Senado, também em duas etapas. Na orientação das bancadas nesta primeira votação, todos os partidos foram favoráveis à PEC.

“O estágio inicial era importante. Agora a PEC ganha mais força, até porque os empecilhos que impediam a votação foram dirimidos no início da semana, depois que fizemos longa peregrinação às lideranças dos partidos na Câmara dos Deputados. Vamos continuar batalhando, em conjunto, para que a Zona Franca, enfim, seja prorrogada”, disse o prefeito.

Arthur Neto explicou que as articulações envolveram a prorrogação dos incentivos à Lei de Informática, que concede incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento na área de hardware e automação. Este pleito partiu dos próprios líderes das bancadas, que pensam em prorrogar os incentivos, marcados para terminar em 2019.

“Com a PEC da Zona Franca aprovada em primeiro turno, agora vamos trabalhar para dar apoio à Lei de Informática. Esse era um ponto que me preocupava, pois o governo Federal poderia recuar nessa proposta, o que causaria danos ao que estamos pleiteando. Na terça à noite, recebemos uma mensagem assinalando que existia o interesse por parte da presidência para aprovar os incentivos da Lei de Informática, que deve ser analisada quase que ao mesmo tempo do segundo turno da nossa PEC. Fico mais tranquilo com este posicionamento", explicou o prefeito.

Para o governador Omar Aziz, prorrogar a ZFM é uma questão de Justiça com o Estado que preserva 98% da floresta amazônica em seu território. "Sem a Zona Franca, o Estado terá que achar outro meio de sobreviver e o mais fácil seria extrair as riquezas naturais do Amazonas. Se querem que preservemos, que nos deem condições para isso", avaliou Omar.

O relator da PEC, deputado federal Átila Lins, disse que a aprovação de todos os partidos mostra que os parlamentares reconhecem que a Zona Franca é importante para todo o País. "Quero louvar o trabalho do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus neste processo", afirmou.

Discussões
O debate que antecedeu a votação da Zona Franca foi acalorado. Além da prorrogação da Lei de Informática, deputados do Norte questionaram se é possível discutir o tempo de duração das Áreas de Livre Comércio, que prevê incentivos semelhantes para localidades de fronteira no Amapá, Rondônia, Roraima, Acre e também no Amazonas.

"Mantenho o compromisso de antes de aprovar a PEC da Zona Franca, em segundo turno, discutirmos a Lei de Informática e as ALCs. Este é o acordo", disse o presidente da Casa, Henrique Alves.

Logo em seguida, os líderes dos partidos também assumiram o que foi discutido. "Durante toda a terça-feira conversamos com os representantes do Amazonas para que chegássemos a uma conclusão. Nós apoiamos a causa", disse o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy.

As discussões e votação do primeiro turno da PEC duraram aproximadamente duas horas.

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019