Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



FMT-HVD promove mobilização para testagem rápida de HIV/Aids e Sífilis
Por Três Comunicação,
quarta-feira, 26 de março de 2014
 
 
 

Na segunda-feira (31), a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), irá promover extensa programação que incluirá a realização de testagem rápida de HIV/Aids e Sífilis e orientações preventivas sobre essas e outras doenças, no horário de 8h às 16h, na sede do órgão, na avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro D. Pedro. Trata-se de uma das ações do Governo do Estado que marcará as comemorações dos 40 anos da FMT-HVD, completados em 31 de março, quando também será inaugurada a primeira enfermaria de isolamento respiratório da região Norte, destinada a aprofundar o estudo da Tuberculose, no Amazonas.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, informa que serão ofertados 2 mil testes rápidos – mil de HIV/Aids e mil de Sífilis – e que o paciente sairá da unidade com o resultado em mãos. Para a liberação do laudo, a única exigência é que a pessoa apresente documento com foto, a fim de que seja cumprida a legislação vigente. “A identificação precoce do HIV/Aids é importante para que o paciente tenha a oportunidade de aderir ao tratamento antes mesmo que a doença se manifeste. A medida ainda reduz as chances do desenvolvimento de formas graves das coinfecções, que são as chamadas doenças oportunistas”, explica. No caso da Sífilis, a detecção antecipada e o tratamento oportuno podem evitar, por exemplo, que o paciente desenvolva as formas graves da doença, e no caso da gestante, que a doença seja transmitida para o bebê.

A diretora salienta que nos casos de resultado positivo para as essas duas doenças o usuário será encaminhado para acompanhamento na FMT-HVD ou em uma Unidade de Saúde de referência para esse tipo de tratamento, mais perto de casa. A ação será executada por uma equipe de 35 profissionais e dirigida pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à FMT-HVD.

A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a médica Silvana Lima, esclarece que a Sífilis é uma doença infecciosa e pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a infecção é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da enfermidade. “O teste é indicado para todas as pessoas que tem vida sexual ativa, que mantêm relações sexuais sem preservativo”.

A coordenadora destaca que as gestantes deverão receber atenção especial, porque a Sífilis pode ser transmitida da mãe para o bebê. É a chamada Sífilis Congênita. A doença pode causar aborto, má formação do feto, morte ao nascer ou complicações severas após o nascimento. “O ideal é que a gestante faça o exame e o tratamento ainda na fase inicial de pré-natal, mas se ainda não o fez, por algum motivo, é fundamental submeter-se ao teste rápido, antes do fim da gestação”, assevera. A testagem deve ser feita na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

Tuberculose – Outra ação da FMT-HVD que marcará as comemorações será a inauguração da primeira enfermaria de isolamento respiratório da região Norte, destinada a aprofundar a pesquisa em Tuberculose no Estado e contribuir com a geração de conhecimento nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais, parceiros na implantação do projeto. A iniciativa permitirá a realização de novos estudos sobre a doença, bem como a realização de testes com novas drogas, para o tratamento da infecção. A inauguração será na segunda-feira. Também fazem parte da programação de aniversário da FMT-HVD, uma exposição com registros fotográficos de momentos marcantes na trajetória da instituição. Terá, ainda, uma série de homenagens a personagens que contribuíram com o desenvolvimento institucional, entre servidores e parceiros da FMT-HVD.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019