Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Os cuidados com a saúde bucal devem ser tomados ainda na maternidade
Por Três Comunicação,
quarta-feira, 26 de março de 2014
 
 
 

Mesmo antes de apresentarem os primeiros sinais de nascimento da dentição, as crianças precisam ter atenção redobrada em relação à sua saúde bucal. De acordo com a dentista Denise Machado, do “Dentista em Casa”, a higienização oral deve ser feita já após as primeiras mamadas, evitando assim o aparecimento de infecções ou inflamações. “Na verdade, já durante o pré-natal, as mães precisam tirar suas dúvidas em relação a esses cuidados. Após todas as mamadas, mesmo em recém-nascidos, o bebê precisa passar por uma higienização com uma fralda limpa ou gaze. Os pais precisam entender que o dentista deve acompanhar a saúde de uma pessoa durante todas as fases da sua vida, até mesmo durante a primeira infância”, explicou.

A dentista afirma que dentre os cuidados que os pais devem tomar até os seis meses da criança estão os de não introduzir nenhum tipo de alimento que não seja o leite materno e ficar atentos a qualquer tipo de inchaço ou alterações relacionadas ao nascimento dos primeiros dentes. Já a partir do sétimo mês, os pais devem ter cuidado com a mamada noturna, sem deixar de fazer a higienização após a última alimentação do dia. “Esses cuidados evitam, significativamente, o surgimento de doenças bucais durante essa fase da criança. Parece simples, mas quase todos os problemas bucais podem ser evitados com uma simples higienização”, pontuou.

Já a partir dos três anos, a criança deve iniciar um acompanhamento profissional, onde o dentista vai fazer os primeiros tratamentos, como: uso de flúor, selantes e acompanhamento da arcada dentária – para ver se todos os dentes estão nascendo de maneira correta. Também nesta fase a criança começa a receber as primeiras orientações para a escovação assistida. “Antes disso, toda a higienização e escovação deve ser realizada exclusivamente por um adulto, já que nessa idade as crianças ainda não têm coordenação motora para escovar os dentes de maneira realmente eficiente”, alerta. Ainda assim, até os seis anos, as crianças precisam passar por uma “inspeção” diária de sua higiene bucal, para que não haja nenhum resquício de alimento ou sujeira. “Pelo menos uma das escovações diárias, de preferência a última, deve ser feita por um adulto, que também precisa realizar a higiene com a utilização do fio dental”, destacou.

Outros problemas

Depois dos 10 anos, outros problemas relacionados à saúde bucal podem surgir, como: halitose (mau hálito) gengivite e doenças bucais relacionadas a distúrbios alimentares. “Não há dúvida de que é necessária a visita de rotina a cada seis meses ao dentista, pois ele proporcionará à criança uma saúde bucal satisfatória e consequentemente uma qualidade de vida. Educação em saúde bucal significa aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, atitudes e construção de valores que levam a criança ou seus pais a agirem em benefício da própria saúde Bucal”, afirmou Denise.

Ainda de acordo com ela, esses cuidados preservam significativamente os dentes dos pequenos, evitando que eles sejam submetidos a tratamentos invasivos e sofram com dores e doenças orais.

Denise é coordenadora da equipe de multiprofissionais “Dentista em Casa”, serviço inédito e exclusivo em Manaus, que oferece atendimento dentário domiciliar. O serviço dispõe de estrutura completa, que é facilmente instalada, e uma equipe altamente especializada, para realizar tratamentos básicos ou especializados. As consultas podem ser agendadas pelo telefone, nos números 95121114, 82173117, 99826495 e 84298444, ou diretamente no site http://www.dentistaemcasaam.com.br. O serviço tem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019