Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Aluno vence concurso de redação realizado nas 12 cidades sedes
Por João Pedro Figueiredo, SEMCOM
terça-feira, 1 de abril de 2014
 
 
 

Aluno vence concurso de redação realizado nas 12 cidades sedes
Copa do Mundo, o mundo em sua escola / RODEMARQUES ABREU

Aluno da rede municipal de ensino, Carlos Alberto Rufino de Oliveira Neto, 14, é o vencedor de Manaus do concurso de redação "Copa do Mundo, o mundo em sua escola", desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O projeto escolheu um representante de cada uma das 12 cidades que são sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Como premiação, Carlos irá conhecer os pontos turísticos da capital carioca.

Carlos cursa o 9º ano na Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, no bairro da União, zona Centro-Sul, e teve sua redação escolhida entre aproximadamente mil alunos, da faixa-etária de 12 a 14 anos, cursando o 8º e o 9º ano, das escolas da rede municipal de ensino. O título da redação escrita pelo aluno foi ‘Confiança e Esperança; suas medalhas da vida’.

Apesar do grande número de alunos participantes, o jovem se mostrou confiante desde o começo. "Quando a professora nos apresentou o projeto eu me interessei. Até porque gosto de estudar e gosto de esporte. No começo queria apenas participar, mas depois fiquei com vontade de ganhar. Em meu texto, eu procurei comparar o esporte com a vida", explicou Carlos Alberto.

Seleção
Em parceria com a escola, a OEI realizou, nos meses de fevereiro e março, oficinas de texto envolvendo os alunos. Ao final dos encontros, todos os alunos que participaram da seleção redigiram uma redação. Nesta segunda-feira, 31, a OEI informou a Semed que a redação de Carlos foi a selecionada.

A professora de Educação Física, Renata Araújo Bernascone, que aplicou o projeto na escola de Carlos, contou que eles tiveram pouco tempo para aplicar a apostila entregue pela OEI. Por isso, tinham que aproveitar todo o tempo vago. "Nós recebemos a apostila um pouco depois e, por isso, aplicamos o conteúdo do material de forma rápida, porém proveitosa para os alunos, para que eles não apenas concorressem, mas para que pudessem aprender com o esporte", informou.

A gestora Patrícia Barros informou que Carlos é um aluno aplicado e inteligente. Para ela, a conquista do estudante foi mais que merecida. "O adolescente se tornou o orgulho de todo o corpo docente da escola. Já esperávamos por ele ser um aluno exemplar. Isso nada mais é que um trabalho em conjunto com todos os professores", relatou.

Como prêmio por ter sido escolhido, o representante de Manaus no projeto da OEI recebeu uma passagem para o Rio de Janeiro, para o período de 27 de abril a 2 de maio.

Projeto
O desenvolvimento do projeto no Brasil, que envolveu alunos das 12 cidades que são sedes da Copa, está a cargo da OEI, do Ministério da Educação e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As atividades envolveram estudantes de 12 a 14 anos.

O objetivo do concurso é desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e a sensibilidade com relação aos valores universais e aos esportes como meio de praticá-los. O tema da redação foi "Aprendendo por meio do esporte".


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019