Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Governo federal discute na FIEAM legados da Copa para o Brasil
Por Sistema FIEAM,
quinta-feira, 3 de abril de 2014
 
 
 

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, ofereceu todo o apoio da classe industrial do Estado ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, para realizar o evento “Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014”, na última quarta-feira (02), na sede da Federação, e disse que não há dúvida quanto ao legado que a Copa do Mundo deixará para o país e para as cidades-sedes, e que os protestos agora estão fora de questão. “Agora temos é que fazer a Copa”, disse.

Como anfitrião, Azevedo abriu o evento criado pelo governo federal para dar mais transparência aos gastos e mostrar os benefícios da Copa do Mundo para o Brasil. A ideia é mostrar nas 12 cidades-sedes quanto custou cada arena, as obras de mobilidade, telecomunicações e infraestrutura do Mundial e até compará-las com as que foram feitas em outros países. Manaus foi a primeira cidade-sede a receber o evento.
De um lado, o governo federal, representado pelo ministro Gilberto Carvalho e o secretário Nacional de Articulação Político-Social, Wagner Caetano, de outro, representantes dos movimentos sociais de Manaus, como a União Nacional por Moradia Popular, que congrega 23 associações classistas. No centro do debate, o esforço visando diminuir a onda de protestos contra os gastos da Copa.  

Para Nelson Azevedo, a Copa é importante para o povo do Amazonas, seja na divulgação turística de nossa terra, seja na economia do Estado. “Quanto à Arena, tenho certeza que ela será um orgulho para todos nós, mas precisamos buscar gestores que tenham sabedoria para que a mesma seja utilizada para inúmeras outras funções além do esporte”, disse o vice-presidente da FIEAM.
De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, é importante pensar a Copa como um conjunto que demonstra muito mais que obras que ficaram prontas ou aquelas que deixaram de ficar. “A Copa coloca cidades como Manaus num fluxo de turismo inédito e que o mundo inteiro estará vendo. Quando escolhemos (Manaus) sabíamos da importância para a região o processo de ampliação do conhecimento na divulgação do turismo”, disse o ministro.

Carvalho apresentou o estudo realizado pela consultoria Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas onde se constata que nos últimos meses, o Brasil tem apresentado o menor nível de desemprego de sua história e que se estima que a Copa influencie a criação e manutenção de 3,63 milhões de empregos em todo o país.

Segundo o estudo, o campeonato mundial vai injetar R$ 142 bilhões na economia brasileira, valores levantados entre 2010 e 2014, e adicionar R$ 63,48 bilhões à renda da população neste mesmo período. Durante a Copa, só no setor de turismo, serão gerados cerca de 700 mil empregos, permanentes ou temporários.

“Economicamente, socialmente e comercialmente, a Copa só traz benefícios para o nosso país. Tivemos problemas de atraso de obras, mas independente de quando estarão prontas, elas vieram para ficar e não vão passar com a Copa. A Arena de Manaus será um equipamento que tenho certeza vai ajudar a dinamizar o futebol local, será uma grande alavanca”, lembrou o ministro.

Serão quatro jogos em Manaus com as seleções da Inglaterra, Itália, Camarões, Croácia, Estados Unidos, Portugal, Honduras e Suíça, na Arena da Amazônia. O estádio tem capacidade para receber cerca de 40 mil torcedores.

O evento também contou com as palestras “Legado Nacional Copa para Todos”, com o secretário Wagner Caetano, “Legado Regional Copa para Todos”, com o responsável pela Unidade Gestora do Projeto Copa, Miguel Capobiango, e “Legado Local Copa para Todos: Gerência de Projetos”, com o gerente de projetos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura de Manaus, Aristóteles Almeida.


 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019