Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Praça da Matriz retornará à paisagem original
Por Leonardo Fierro, SEMCOM
sexta-feira, 4 de abril de 2014
 
 
 

Praça da Matriz retornará à paisagem original
Praça da Matriz / Tácio Melo

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, visitou o canteiro de obras da Praça da Matriz, no Centro, na manhã desta sexta-feira, 04, acompanhado de secretários municipais. Antes da chegada do chefe do executivo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) removeu do local, como amostra, 51 centímetros de asfalto e concreto, revelando o piso de paralelepípedos, característico do final da década de 50 e início de 60.

Após um parecer técnico, Arthur Neto determinou que toda a cobertura seja removida e a área volte ao aspecto original, com o Relógio Municipal demarcando o canteiro central, separando o tráfego de veículos em mão e contramão.

“Nós estamos recompondo a fisionomia verdadeira da Eduardo Ribeiro que já foi a principal avenida econômica de Manaus. Após esse trabalho, ela passará a ser a principal avenida turística. Aqui onde nós estamos pisando existem pelo menos quatro camadas que precisam ser removidas, porque só fizeram soterrar a nossa história”, afirmou o prefeito.

Para a retirada dessas camadas, a Seminf deverá utilizar dois caminhões basculantes, uma escavadeira hidráulica e uma pá-carregadeira. Pelo menos dez homens deverão trabalhar dia e noite, no local. A Manauscult está elaborando o projeto que será apresentando ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e assim que for autorizado, as obras começam.

“É uma ação que requer muito cuidado, muita paciência. É uma obra de arte, até para preservar o próprio pavimento, mas por experiência, esse trabalho deve ser concluído em torno de 60 dias com o pavimento totalmente recuperado. Como será executada por administração direta, não terão custos para a prefeitura”, declarou Luiz Borges, secretário da Seminf.

O prefeito também destacou a revitalização da fachada dos prédios ao longo da avenida Eduardo Ribeiro. Como as verbas do PAC Cidades Históricas ainda não foi repassada pelo governo federal, a prefeitura de Manaus vai utilizar recursos próprios para a recuperação.

“Eu queria que predominasse a arquitetura portuguesa, mas como sou realista, sei que não poderemos mexer em todos os prédios. Eu quero apenas que melhore, que fique tudo pintado, bem organizado. Quem tem a sua propriedade, que zele por ela e se tiver alguma que destoe das demais, nós cobraremos as mudanças. Nós queremos provocar uma sensação de bem estar ao turista e principalmente para a nossa população”, concluiu o prefeito.

 

 

 

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019