Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



PROCON/AM divulga pesquisa de preços de ovos de páscoa
Por Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos,
sexta-feira, 11 de abril de 2014
 
 
 

Com o objetivo de alertar a população quanto aos preços abusivos de ovos de páscoa, o Programa de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor – PROCON/AM, departamento da Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos – Sejus, vem a público divulgar pesquisa realizada pelo órgão de defesa do consumidor.

A pesquisa foi realizada no início do mês de abril em diversos supermercados da cidade, no qual foram detectadas variação do menor ao maior preço e a média de valores nos supermercados pesquisados, de acordo com o número e peso de cada ovo.

Para a diretora do PROCON/AM, Janaína Sales, é de extrema importância que essa pesquisa chegue ao conhecimento da população para que todos fiquem atentos não somente aos valores, como também a diversos fatores a cerca da pesquisa. “O PROCON Amazonas, anualmente divulga uma pesquisa para que os consumidores tenham noções dos preços e possam avaliar os valores praticados pelo local eleito para compra. É importante saber que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor responde solidariamente pelos vícios de quantidade do produto. Sempre que o peso do produto for inferior ao anunciado no material publicitário, o consumidor poderá exigir, alternativamente e à sua escolha, o abatimento proporcional do preço, bem como a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca e modelo. Além disso, deve ser feita restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos”, destacou.

O PROCON/AM destaca ainda algumas recomendações que devem ser tomadas antes da compra:
Escolha um estabelecimento limpo, o local onde estão armazenados ou expostos os ovos deve estar sob temperatura adequada (cerca de 18ºC), ambientes muito quentes provocam o derretimento do produto. Temperaturas muito baixas fazem com que o chocolate endureça, apresentando uma coloração esbranquiçada, o armazenamento deve ser efetuado longe dos produtos de limpeza e fontes de calor, não compre de ambulantes – não há condições adequadas de armazenamento, o que pode colocar em risco sua saúde.

Quanto à embalagem, toda informação contida deve ser clara e precisa, com especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade, bem como os possíveis riscos que apresentem.

Prazo de validade: nunca compre produtos vencidos. Verifique também quando pretende consumir o produto, buscando um prazo de validade adequado para evitar desperdício. É comum nessa época, adquirir ou ganhar mais produtos do que a capacidade de consumo dentro do prazo de validade.

Peso líquido: é o peso do ovo, descontados a embalagem e os brindes no seu interior, quando houver. Essa informação permite uma melhor comparação entre produtos.

Número de referência: o número de referência do ovo é um código do fabricante que identifica o peso e o tamanho de seus produtos. Marcas diferentes com a mesma numeração não indicam o mesmo peso ou tamanho. Assim, números maiores se comparados a números menores de marcas distintas, não indicam necessariamente ovos maiores.

Condições gerais da embalagem: a embalagem deve proteger o produto de insetos ou contaminação. Assim, verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou partes amassadas. Encontrados esse sinais, não adquira o produto.

Selo do Inmetro: quando há brinquedos no interior do produto, a embalagem deve apresentar o selo do Inmetro e a idade recomendável para uso do brinquedo.

Quanto à escolha do produto, confira as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário na hora da compra. O fornecedor deve cumprir a oferta exatamente como anunciou.
 


Confira a pesquisa (PDF)




 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019