Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Dvisa fiscaliza estabelecimentos do entorno da Arena da Amazônia
Por Agnaldo Oliveira Júnior, SEMCOM
quinta-feira, 8 de maio de 2014
 
 
 

Dvisa fiscaliza estabelecimentos do entorno da Arena da Amazônia
Dvisa realiza fiscalização. / TÁCIO MELO

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), realizou nesta quinta-feira, 08, fiscalização em cinco estabelecimentos que comercializam alimentos no entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. A primeira etapa da fiscalização nestes espaços foi em 2013. Nesta quinta-feira, a Dvisa retornou aos locais para verificar se as prioridades sanitárias identificadas anteriormente estão sendo cumpridas.

A fiscalização nos estabelecimentos foi realizada para evitar o risco alimentar causado pelo armazenamento inadequado dos produtos, falta de higiene no ambiente de manipulação de ingredientes, procedência e validade dos mesmos, além da verificação eletrônica da temperatura de carnes e verduras para a garantia de consumo saudável.

Na fiscalização desta quinta-feira, os fiscais do Dvisa percorreram as principais ruas do entorno da Arena da Amazônia, em Manaus. Em cada um dos restaurantes fiscalizados foram recolhidas amostras de alimentos para testes laboratoriais. Os resultados saem em até 15 dias.

Em um dos restaurantes, fiscais encontraram produtos vencidos e armazenados com a temperatura inadequada. O estabelecimento foi autuado, multado e interditado provisoriamente. Neste caso, o proprietário precisa providenciar o descarte dos alimentos impróprios para consumo, realizar o pagamento da multa e procurar o órgão para que um fiscal possa atestar que todos as irregularidades encontradas foram sanadas. Só a partir daí, o estabelecimento pode ser reaberto.

"A interdição é provisória e o proprietário pode reabrir se recorrer e eliminar os riscos iminentes. Um fiscal do órgão reavalia a situação. Se a conclusão for de adequação às normas, o restaurante volta a funcionar", explicou o gerente de Vigilância de Produtos do DVisa, Fernando Branco.

Em outros três restaurantes foram encontradas irregularidades. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados e multados, mas não tiveram que fechar as portas. As irregularidades encontradas não apresentam risco à saúde dos clientes.

As próximas fiscalizações vão estar concentradas em três praças de alimentação que ficam nas proximidades da Arena da Amazônia, na zona Centro-Oeste de Manaus.

Multas
As ações de vigilância sanitária ocorrem em todo o país. Em Manaus, as multas variam de 100 UFMs a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município). Cada UFM hoje corresponde a R$ 78,79.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019