Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Internet banda larga via fibra óptica chega ao município de Iranduba
Por Três Comunicações,
sexta-feira, 13 de junho de 2014
 
 
 

Projeto do Governo do Estado vai levar Internet de qualidade a todos os municípios localizados na rota do gasoduto Coari-Manaus

A internet de qualidade via rede de fibra ótica já é uma realidade para o município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), onde o Governo do Amazonas inaugurou a Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus. O projeto consiste em implantar infraestrutura de telecomunicação, por meio de  fibra ótica e rádios. Na Praça dos Três Poderes, a mais popular de Iranduba, a população já conta com internet sem fio, via WIFI, com até 2 Megas.

O projeto da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus recebeu investimento de R$ 9,016 milhões. Foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM).

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Odenildo Sena, a proposta começou a ser desenhada desde 2010 com a política de estimular o desenvolvimento desses municípios. “Hoje, o desenvolvimento de um município vem na esteira da internet. Essa infraestrutura de fibra ótica vai atrair investidores e vai influenciar na melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública, que demandam sistemas informatizados e para isso precisam de internet de qualidade”, destacou.

O diretor presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva, explica que este é apenas o primeiro dos sete municípios localizados na rota do gasoduto que recebe a Internet banda larga. “O próximo município beneficiado será Manacapuru. E a nossa previsão é que até o fim deste ano, Coari, Codajás, Anori, Anamã e Caapiranga também possam contar com Internet gratuita de alta qualidade”, disse o diretor presidente.
Para o mototaxista Anderson Rodrigues (28), a internet disponibilizada gratuitamente na Praça Três Poderes tem ajudado a sua rotina de trabalho. “Muitos clientes mandam mensagem pra gente pelo wattsapp e agora, com essa internet na praça, as mensagens chegam mais rápido. Tá bem melhor que o serviço da operadora”, falou Rodrigues.

Já o estudante Eduardo Santos (16) prefere utilizar o sinal para navegar pela internet. “A gente tem vindo aqui para a praça depois das aulas e aproveitamos para baixar aplicativos e navegar nas redes sociais”, disse.

Benefícios – A Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus também vai proporcionar agilidade nos serviços oferecidos pelos postos do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs), entre eles a emissão de documentos; atração de novos investimentos; geração de emprego e renda; emissão de nota fiscal eletrônica; interligação do programa Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (BO) eletrônico; integração de hospitais e prontos atendimentos; utilização de novas tecnologias para videoconferências; telemedicina; controle de estoque de medicamentos; prontuários online; e também a integração de escolas e universidade a outras instituições de pesquisa; e formação de professores e ensino à distância.
PRODAM é responsável pela parte técnica do Projeto

O trabalho de instalação da Internet foi coordenado pela SECTI-AM com apoio técnico da PRODAM. Coube aos técnicos da empresa coordenar as obras de “iluminação das fibras” que já existiam na tubulação do gasoduto Coari-Manaus, como explica o responsável pelo projeto, o assessor técnico Aristóbulo Angelim. “As fibras já existiam ao longo de todo o gasoduto, só que elas estavam apagadas, como falamos em uma linguagem técnica. O que fizemos foi instalar equipamentos que possibilitam o tráfego de dados por meio das fibras”, explicou.

Além do trabalho de iluminar as fibras, a PRODAM também supervisionou as obras para garantir que a Internet chegasse ao município. “Foi preciso construir um trecho de 2km de fibra óptica para levar as fibras do gasoduto até o Batalhão da Polícia Militar instalado no município. A partir daí, instalamos, via rádio, um link para levar a Internet até os pontos de conectividades previstos”, explicou Aristóbulo.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019