Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Manaus chega à segunda rodada da Copa do Mundo
Por SEMCOM,
segunda-feira, 16 de junho de 2014
 
 
 

Manaus chega à segunda rodada da Copa do Mundo
A expectativa é que circulem mais de 120 mil estrangeiros. / ALEXANDRE FONSECA

Às vésperas do início da segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, Manaus, a sede que abrigou um dos mais importantes jogos (Itália 2 x 1 Inglaterra), se prepara para iniciar a segunda rodada, nesta terça-feira, 17, com o jogo do Brasil contra México, com direito à festa no Complexo Turístico  Ponta Negra, na FIFA Fan  Fest™; e transmissões públicas na Zona Leste e no Parque Municipal do Idoso.

Manaus fecha essa primeira rodada como a melhor sede da Copa, sem nenhum incidente de média ou alta gravidade, como apontam os boletins operacionais da Segurança, Saúde, Trânsito e Transporte dos último cinco dias, o que mereceu elogios do Comitê Organizador Local (COL) – reúne representantes da Fifa no Brasil e do Governo Federal -  pela organização, ordem e receptividade aos visitantes.

O balanço positivo pode ser conferido também na mídia local, nacional e internacional e na satisfação dos torcedores locais e estrangeiros que estão usufruindo dos serviços e das operações montadas pela Prefeitura de Manaus e Governo do Estado, com envolvimento de praticamente todas as secretarias, para os dias de Copa do Mundo.

“Manaus está mostrando a sua vocação como cidade turística. E isso é um legado importante, que vai ficar e que vamos trabalhar fortemente para que seja integrada a nossa economia”, analisa o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Ele reafirma que o Amazonas e a capital devem fortalecer como fonte de economia o Polo Industrial de Manaus, sempre; a biodiversidade, que ainda não encontrou o seu ápice; e o turismo que, finalmente, começa a ser concretizado como oportunidade. “Pretendo me empenhar, pessoalmente, para que o que estamos vendo nesses dias se torne permanente”, afirmou.

TURISMO
A expectativa é que circulem por Manaus, nesse período, mais de 120 mil turistas estrangeiros. De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), por aqui já passaram aproximadamente 15 mil ingleses – dos quais 3,5 mil ainda permanecem na cidade -, mais de 1 mil colombianos e venezuelanos, além de italianos, suíços e alemães.

Nessa primeira rodada o destaque foram os turistas ingleses que, literalmente, tomaram conta da cidade. Entre eles está o casal inglês Mike e Gillie, de Mendham, que segue viagem com outra impressão da cidade, contrária a divulgada na mídia internacional. “Estamos em Manaus desde o início da semana passada e, agora, estamos seguindo para São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). Estamos encantados pela cidade e pretendemos voltar nas próximas férias para ficarmos mais tempo”, afirmou o casal.

Para a próxima rodada, que entre outros jogos terá EUA e Portugal, são esperados aproximadamente 2 mil portugueses e 35 mil americanos, segundo pesquisa da Embratur, Ministério do Turismo e Amazonastur, confrontando dados que vão desde a venda de ingressos, fluxo de turistas no aeroporto e também a taxa de ocupação hoteleira em Manaus.

FIFA Fan Fest
Só a Fan Fest, na Ponta Negra, já recebeu mais de 100 mil pessoas nos cinco primeiros dias de jogos da Copa do Mundo, com maior público, de 48 mil, registrado na abertura do Mundial, no confronto entre Brasil e Croácia. Além da população amazonense, os estrangeiros, de diversas nacionalidades, têm aproveitado o lugar para conferir os jogos do Mundial e atrações musicais oferecidas, além de serviços e praça de alimentação. O Complexo Turístico Ponta Negra se tornou uma praça aberta para o encontro de todas as nações e palco de atrações musicais nacionais e locais. Por lá já passaram Israel Novaes e Olodum e ainda vão passar Zeca Baleiro, Babado Novo, Biquini Cavadão e Nando Reis, entre outros. 

Os que procuram o local encontram uma complexidade de serviços, fruto do planejamento da Prefeitura de Manaus, organizadora do evento, que envolve trânsito, transporte, equipes de fiscalização nas diversas áreas, ação social, limpeza pública, entre outros.

Na área de limpeza pública, a Prefeitura atua em duas frentes. A limpeza e coleta do lixo logo após o evento e a coleta seletiva, feita por meio do programa Coleta Seletiva Solidária, que já recolheu mais de 3 mil toneladas de resíduos sólidos, tanto na Arena da Amazônia quanto na FIFA Fan Fest.

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) têm atuado ano entorno da Arena e na Fan Fest para a conscientização da população e turistas sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Transporte e trânsito aprovados
O maior desafio da prefeitura no transporte coletivo, até então, foi fazer dar certo o esquema montado para a Copa no primeiro dia de jogo na Arena da Amazônia, que recebeu um público de aproximadamente 40 mil pessoas. Com esquemas que envolveram desvios de rotas, devidos às ARCs, e a colocação de linhas especiais, inclusive para torcedores com ingressos em mãos e também para pessoas com deficiências (por meio do Transporta). O plano operacional contou com a disponibilização de 61 linhas e 304 ônibus.

As linhas especiais saíram de pontos de embarque localizados em todas as zonas da cidade. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes as linhas 332-Aeroporto/Djalma/ Centro, 308-Aeroporto/ Av. Brasil/ Centro e a Circular/Hoteleira, que passa pelos principais hotéis da zona Centro-Sul e vai até o Distrito Industrial. Outras seis linhas atenderam o Complexo Turístico Ponta Negra.

TRÂNSITO
O planejamento de trânsito traçado pela Prefeitura de Manaus para o bloqueio de vias no entorno da Arena da Amazônia tiveram resultado positivo. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) têm mantido equipe operante e durante todo o dia no Complexo Turístico Ponta Negra, desde o início da Copa. No total, foram colocados em ação 265 agentes que contaram com o apoio de 71 viaturas para o controle das barreiras instaladas.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019