Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Série Conheça Manaus dá dicas de roteiros naturais da cidade
Por SEMCOM,
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
 
 
 

Série Conheça Manaus dá dicas de roteiros naturais da cidade
Praia do Tupé. / DIVULGAÇÃO / SEMCOM

A série especial Conheça Manaus termina nesta quinta-feira, 2, com dica de roteiro turístico dos atrativos naturais da cidade. Durante todo o mês de setembro, a série indicou espaços históricos e de entretenimento da capital amazonense como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro.

Após as dicas dos espaços, a série é finalizada destacando a natureza e belezas naturais amazônicas em Manaus, considerada a capital da maior floresta tropical do planeta e também a ‘Capital da Amazônia’. A cidade é também conhecida pela valorização das belezas arquitetônicas em sintonia com as naturais, ou seja, é possível conhecer a floresta e os animais que nela habitam sem sair do perímetro urbano.

Entrando no roteiro, ainda pela manhã, a dica é começar pela Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na zona Leste. O local abriga uma área de floresta amazônica de 100 km e possui jardim botânico com inúmeras espécies de borboletas, insetos, macacos e preguiças. Os animais podem ser vistos no decorrer dos 3 km de trilhas existentes.

À tarde, vale a pena visitar o Bosque da Ciência, localizado na área urbana de Manaus, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no Aleixo, zona Centro-Sul. O local reúne entretenimento aliado ao conhecimento sobre a Amazônia. Em 13 hectares, aproximadamente, é possível conhecer diversos animais da região, como o peixe-boi, a ariranha, jacarés e uma grande quantidade de quelônios (tartarugas).

Durante a tarde, vale visitar o Parque do Mindu, uma das quatro Unidades de Conservação da cidade. O parque foi criado em 1989 pela Prefeitura de Manaus e é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O espaço passou por reforma este ano. Com 42,05 hectares de biodiversidade, é uma vitrine de espécies da flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico. No parque é possível fazer caminhadas, trilhas suspensas e aproveitar o espaço para um lanche.

Para quem prefere curtir o dia aproveitando as águas que banham a cidade, a dica é pegar um barco e passear pelo Rio Negro, incluindo no roteiro um dos pontos turísticos mais conhecidos de Manaus: o Encontro das Águas, um fenômeno que ocorre na confluência do Rio Negro, de águas negras, com o Solimões, de águas barrentas, no qual as águas dos dois correm lado a lado sem se misturar, por uma extensão de mais de seis quilômetros. À frente os dois rios formam o grandioso Rio Amazonas. O passeio dura por volta de quatro horas e pode ser acompanhado de almoço em um dos vários restaurantes flutuantes de Manaus. Para realizá-lo, é aconselhável procurar uma agência de turismo.

Vale conhecer ainda o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), criado e administrado pelo Exército Brasileiro. Aberto ao público em 1967, o local abriga um zoológico com cerca de 300 animais da fauna amazônica, como onça pintada, a arara azul e a vermelha, a pantera negra, o macaco prego e as cobras jiboia e jararaca. Bem próximo, um ótimo lugar para relaxar é a praia do Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, primeira dica desta série. Além de presenciar um belo pôr-do-sol com o Rio Negro como cenário, há ainda a opção de passeio pelo calçadão e o aproveitamento das áreas destinadas às práticas de lazer, esporte e entretenimento.

Praia do Tupé

Deixando a zona urbana da cidade, vale conhecer os atrativos naturais da Praia do Tupé, que pode ser desfrutada de setembro a março, quando as águas do Rio Negro estão mais baixas devido à vazante. Localizada na margem esquerda do Rio Negro, na zona rural de Manaus, também é administrada pela Semmas. Lá é possível conhecer uma comunidade indígena que convida os visitantes para assistir e participar de seus rituais de dança.

Os permissionários da praia receberam recentemente cursos de capacitação de atendimento turístico, coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

Conheça Manaus

A série Conheça Manaus é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, e destacou ao longo do mês espaços históricos e naturais da cidade. As dicas são reunidas virtualmente (no site e facebook da Manauscult e do GuiaTur e no aplicativo deste último)  e são direcionadas não apenas aos turistas, mas também aos próprios manauaras para que estes possam “redescobrir” a cidade e seus atrativos.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019