Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Lançamento da versão restaurada do filme "No Paiz das Amazonas”
Por Ulysses Marcondes, SEMCOM
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
 
 
 

Lançamento da versão restaurada do filme
Paço da Liberdade / MARINHO RAMOS

Foi lançada na noite desta quarta-feira, 22, a versão restaurada do  filme “No Paiz das Amazonas”, do cineasta luso-brasileiro Silvino Santos. A programação faz parte do Circuito Cultural Paço da Liberdade, onde foi realizada, em comemoração aos 345 anos de Manaus.

O evento apresentou ainda cinco novos livros que retratam a história do Amazonas, todos viabilizados pelo projeto Memória Reencontrada.

Organizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (ManausCult), as atividades são coordenadas pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O presidente do Concultura, Márcio Souza, destacou que o relançamento do filme, restaurado, significa o resgate da história do Amazonas e da produção cinematográfica no Estado.

“O filme foi restaurado para ser colocado por mais 100 anos à disposição da história, dos cinéfilos. Tudo isso resulta desse projeto maravilhoso chamado Memória Reencontrada”, explicou.

Sobre os livros, Márcio Souza destacou que o critério de lançamento foi o conteúdo histórico das obras, que deve perpetuar as gerações futuras sobre a cultura do Amazonas.

Ele citou como exemplo o livro ‘Cancioneiros de Manaus: Obras do Maestro Nivaldo Santiago’, que apresenta as partituras de músicas nosso folclore.

“Não há registro da música dos romanos porque não deixaram partituras, já os gregos tiveram essa preocupação e as civilizações seguintes obtiveram informação sobre suas músicas. Estamos fazendo isso com nossas canções”, disse o presidente do Concultura.

Os outros livros lançados foram ‘De Pássaro Para Peixe: Como os pássaros descem do céu e se transformam em peixes’ e ‘As Estrelas de Chuva: o ciclo anual de chuvas e enchentes’, de Janet Chernela; ‘Poesia na Floresta: A Obra de Severiano Porto no Amazonas’, de Roger Abrahim e ‘Italianos em Manaus’, de Luiz Geraldo Demasi;

Para Roger Abrahim autor do livro Poesia na Floresta: A Obra de Severiano Porto no Amazonas’, que retrata parte do trabalho de Severiano Porto, é para quem gosta do bom trabalho voltado à arquitetura.

“O livro se destina essencialmente às pessoas que gostam de coisas bonitas, antes de mais nada. Severiano é um pioneiro nas construções sustentáveis, antes mesmo de se falar nesse assunto”

Quem foi aos lançamentos teve a oportunidade de apreciar também a exposição de fotos, que retrata a viagem de Silvino Santos a Putumayo, aos seringais do peruano Júlio Cesar Arana, que conseguiu enriquecer dizimando tribos indígenas da Amazônia.

O Paço da Liberdade fica na Rua Gabriel Salgado, S/N, no centro da cidade e funciona no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

 

Publicidade
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020