Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Matrícula para novos alunos da rede pública ocorrerá de 19 a 22/01
Por Cleidimar Pedroso e Gisa Prazeres, SEMCOM
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
 
 
 

Pais interessados em matricular os filhos nas escolas públicas das redes municipal ou estadual de Manaus têm de 19 a 22 de janeiro de 2015 para procurar um dos mais de 600 postos e efetuar a matrícula. Previamente, é necessário acessar o site www.matriculas.am.gov.br até o dia 25 deste mês e fazer o cadastro do aluno que irá ingressar nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ou da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). O cadastro prévio é obrigatório.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 10, pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas, durante o lançamento do Calendário de Matrículas 2015. A Semed disponibilizará 242.433 vagas para o próximo ano letivo, 6,02% a mais que em 2014. Do total de vagas, 24.955 são para novos alunos. Já o Estado disponibilizará 512.743 vagas na capital e no interior, 10,4% a mais que em 2014. São 48.248 vagas para novos alunos.

A meta da Prefeitura de Manaus é não deixar nenhuma criança fora da sala de aula. “Esse é um compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto. Além de não deixar nossas crianças fora da sala de aula, temos o compromisso de que todas as escolas comecem o ano letivo na mesma data porque, caso contrário, o aluno dessa escola que aula começa atrasada será prejudicado”, disse o secretário da Semed, Humberto Michiles. A rede municipal de Educação iniciará o próximo ano letivo no dia 6 de fevereiro. Já a Seduc no dia 4, do mesmo mês.

Michiles ressaltou que o processo de matrícula é on-line e que as escolas municipais e estaduais funcionarão como postos de matrícula. O sistema torna desnecessária a formação de filas em frente às escolas porque, por exemplo, um pai interessado em matricular o filho em uma escola da zona Leste pode procurar qualquer escola da Semed ou Seduc, independente do bairro e zona geográfica da cidade, e efetuar a matrícula. Caso não haja vaga para escola pretendida, o sistema on-line indica a escola mais próxima com vaga disponível. “Não deixem para o último dia para evitar problemas”, destacou o secretário.

A gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato, ressaltou que, após o cadastro pela internet, os pais devem procurar os postos de matrícula com a certidão de nascimento do filho e um documento comprovante de residência. “Caso os pais não tenham a certidão, eles devem procurar a Defensoria Pública. Na Defensoria, eles receberão um documento autorizando as secretarias de educação a efetuar a matrícula”, explicou.

Conforme calendário de atendimento, inicialmente serão atendidas as pessoas que requisitam vagas para o Ensino Infantil (de 19 a 22 de janeiro); seguindo-se as requisições por vagas para o Ensino Fundamental 1° e 2° anos ( 20 a 22 de janeiro); Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 3° ao 9° anos (21 e 22 de janeiro); e Ensino Médio e EJA/ Ensino Médio (22 de janeiro).

Outros prazos
O secretário da Seduc, Rossieli Soares, informou durante o lançamento do Calendário de Matrícula que os alunos que já fazem parte das redes municipal e estadual de educação e interessados em continuar nas escolas que estudam atualmente devem efetuar a rematrícula do dia 16 deste mês até 8 de janeiro.

“Já as transferências por reordenamento, que são aqueles casos em que a escola não oferece a série que o aluno irá cursar no próximo ano deve ser feita de 22 de dezembro até 14 de janeiro”, informou.

Transferência por interesse do próprio aluno deverão ser feitas nos dias 15 e 16 de janeiro. Quem perder os prazos tem o dia 23 de janeiro para realizar qualquer um dos procedimentos.

Creches
Durante a coletiva, nesta quarta-feira, o titular da Semed falou sobre a oferta de creches municipais. Michiles destacou que a rede municipal possui 11 creches, das quais quatro são conveniadas e sete são municipais. Informou, ainda, que no início do ano letivo de 2015, iniciarão as aulas em mais cinco creches municipais, o que totalizará
16 creches em funcionamento. No decorrer de 2015, a prefeitura entregará mais 15 unidades, encerrando o ano com 31 creches.

A prefeitura, além de se preocupar com a construção de novas creches, tem uma atenção especial com a estrutura desses prédios, com os serviços e com o conteúdo pedagógico ensinado às crianças. Todas as sete creches municipais possuem oito salas de aula, laboratório de informática, brinquedoteca, berçário, minianfiteatro, fraldário, solarium, lavanderia e refeitório. Ao todo, 30 profissionais atuam nas creches, entre professores, psicólogos, enfermeiros, lactaristas, manipuladores de alimentos e pedagogos.

BID
Michiles destacou, também, que a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, está em fase de negociação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para financiamento no valor de mais de US$ 100 milhões.

O processo de aprovação do financiamento está em andamento. Em novembro de 2014 foi aprovada a negociação; e, até o dia 16 de dezembro, a diretoria do BID assinará o contrato e enviará ao Senado Federal. A previsão de assinatura de contrato é março de 2015.

Em quatro anos, contados a partir da assinatura do projeto, serão construídos 13 Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes) contendo um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), totalizando 26 novas unidades escolares municipais. Também serão construídas sete creches e haverá a aquisição de equipamentos mobiliários para as unidades escolares no âmbito do projeto. No total, serão ofertadas mais de 18.300 vagas para novos alunos, das quais 1.200 em creches, 6.200 em Cmeis e 10.920 em Emefs. Para 2015, serão iniciadas as construção de quatro Cimes e sete creches.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019