Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Navio de Assistência Hospitalar parte de Manaus para Operação

Com destino ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, para iniciar a 15ª edição da “Operação Acre”.

Por Vanessa Damasceno, Marinha do Brasil
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
 
 
 

Navio de Assistência Hospitalar parte de Manaus para Operação
Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro. / DIVULGAÇÃO

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, da Flotilha do Amazonas, partiu de Manaus nessa segunda-feira,12 de janeiro de 2015, do Cais da Estação Naval do Rio Negro, com destino ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, para iniciar a 15ª edição da “Operação Acre”.

Durante a “Operação Acre 2015”, prevista para acontecer até o dia 29 de abril, serão atendidas as populações das comunidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, todas no estado do ACRE, com consultas médicas e odontológicas; exames clínicos; cirurgias de pequeno porte; e entrega de medicamentos.

Segundo o Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”, Capitão-de-Corveta  André Teixeira Borges, “O navio fará medicina preventiva; atendimento médico e odontológico; palestras para as comunidades e entrega de medicamentos”, afirmou.

De acordo com a Segundo-Tenente (RM2-S) Enfermeira Fernanda Kelly, o Comando da Flotilha do Amazonas inscreveu-se no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, visando dar maior visibilidade sobre o atendimento realizado nos Navios de Assistência Hospitalar da Marinha e assim receber recursos e ampliar a parceria com o Ministério da Saúde. "Este ano, o Navio Dr.Montenegro realizará, pela primeira vez, durante a Operação Acre, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, possibilitando resultados em 20 minutos", disse.

O momento da tripulação se despedir dos familiares é sempre marcado de muita emoção. Foi o caso do Primeiro-Tenente (RM2-S), Tiago Alberto Galvão Fernandes, que se despediu da esposa Dorimar Fernandes e do filho Kalil, de 10 anos. O dentista participa da Operação Acre pelo segundo ano consecutivo. "É um trabalho muito gratificante. Levamos saúde para pessoas que vivem isoladas e muitas vezes a nossa visita é a única oportunidade de cuidar da saúde". Segundo o pequeno Kalil, o pai vai deixar muitas saudades. "Mas eu sinto orgulho dele", disse o pequeno. A esposa afirmou que ao mesmo tempo em que a saudade aperta, a família apóia, pois, é um trabalho muito bonito.

A equipe de saúde é composta por 12 oficiais (2 farmacêuticos, 1 enfermeiro, 5 médicos e 4 cirurgiões-dentistas) e 10 praças (8 enfermeiros  e 2 técnicos em radiologia médica).

A previsão de atendimentos para esse ano, nesse período de cerca de 4 meses que permanecerá naquele estado, é de 25 mil pessoas.
Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com 4 cadeiras; um laboratório para exames; sala de trauma; centro cirúrgico; sala de parto; uma enfermaria; uma sala de vacinas preventivas e de soros; uma farmácia, onde será realizada a entrega de remédios às comunidades carentes; além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.
Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um mamógrafo e comunicação por satélite. Nessa viagem, serão realizados, pela primeira vez, testes de HIV, Sífilis e Hepatite.


Conheça um pouco da História do NAsH “Doutor Montenegro”
O Hospital Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro terminou de ser construído em janeiro de 1997, sob encomenda do então Governador do Estado do Acre, o Sr. Orleir Messias Cameli, no estaleiro Conave, em Manaus, sendo entregue na cidade de Rio Branco-AC.

Após entendimentos entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Acre e o Comando da Marinha do Brasil, ficou decidido que o Navio seria transferido para Marinha por contrato de Cessão de uso a ser celebrado entre esta e o Governo do Estado do Acre, sendo incorporado à Marinha do Brasil, na Estação Naval do Rio Negro, em Manaus, em 19 de maio do ano de dois mil.

A Marinha do Brasil escolheu o nome do “Doutor Montenegro” para o navio, uma homenagem ao ilustre médico acreano Doutor Manuel Braga Montenegro, um homem simples, de poucas e boas palavras e sempre disposto ao trabalho. Assim, pode-se definir o perfil do médico Manoel Braga Montenegro, nascido na cabeceira do rio Liberdade em 14 de março de 1927, filho de uma família de imigrantes cearenses. O Navio tem como lema a frase “Saúde Sem Limite”.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024