Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Tucumã é apreendido e tem venda suspensa em feira do Parque Dez

A Semsa apreendeu 8,3 quilos de polpa de tucumã sem rótulo.

Por Eurivânia Galúcio, SEMCOM
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
 
 
 

Tucumã é apreendido e tem venda suspensa em feira do Parque Dez
A Semsa apreendeu 8,3 quilos de polpa de tucumã. / KARLA VIEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apreendeu 8,3 quilos de polpa de tucumã sem rótulo para a identificação de origem e três amostras de sanduíches de queijo com a polpa da fruta para a verificação em laboratório de indícios do uso de substâncias químicas, em atenção à lei municipal nº 1.945, de dezembro de 2014, que proíbe uso de determinados elementos como o carbureto de cálcio, utilizado para amadurecimento precoce de tucumã, o que pode provocar a intoxicação alimentar.

A ação foi realizada por fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), na manhã desta sexta-feira, dia 23, na Feira Municipal do Parque Dez, rua do Comércio, s/nº, no conjunto Castelo Branco, zona Centro-Sul, onde o consumo de tucumã foi suspenso até a conclusão dos exames laboratoriais, com resultado final previsto para ser emitido em até sete dias úteis. O descumprimento da lei municipal prevê a aplicação da multa no valor de 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 1,2 mil.

O fiscal Wallace Benjamim, um dos responsáveis pela ação, informou que a inspeção na feira foi organizada depois de uma denúncia junto à Visa Manaus sobre o manuseio incorreto da polpa do tucumã nos boxes da feira e devido à proibição do uso do carbureto para a aceleração do amadurecimento do tucumã. “A Visa Manaus também irá realizar a inspeção junto aos fornecedores do produto na feira com o objetivo de identificar o foco de uma possível contaminação. Além disso, vai manter a fiscalização quanto ao uso do carbureto”, explicou o fiscal.

Os fiscais da Visa Manaus também realizaram orientação educativa para os manipuladores de alimentos na feira e sobre a importância do uso de equipamentos como luvas, toucas e calçado adequado, além da utilização de alimentos que apresentem rótulos trazendo informações como origem do produto, data de fabricação e de validade. O departamento mantém uma programação de inspeções que incluem feiras, estabelecimentos de venda de alimentos e fornecedores de tucumãs.

A Visa Manaus recebe denúncias por meio do telefone 0800 – 092 – 0123.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024