Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Histórias da Galera do Guaraná Tuchaua

Alunos selecionados contam sobre suas inspirações nas redações produzidas para o concurso

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
 
 
 

Alunos selecionados contam sobre suas inspirações nas redações produzidas para o concurso


Desde novembro do ano passado, o projeto “Histórias da Galera” começou a ser desenvolvido em oito escolas públicas. A iniciativa, do Guaraná Tuchaua (Grupo Simões), incentivou os alunos a escreverem textos com o tema “O que é da nossa terra”. Foram selecionadas oito redações de cada escola, produzidas de forma individual ou em dupla e alguns dos alunos vencedores mostram que com criatividade e dedicação podem encantar com as mais belas histórias e lendas sobre a Amazônia. O evento de encerramento será no dia 07 de fevereiro, quando os jovens serão premiados e participarão do lançamento do livro e da tarde de autógrafos no Parque do Mindu.

A aluna de 13 anos da Escola Estadual Professora Leonor Santiago Mourão, Jéssica dos Santos Albuquerque, escreveu uma história sobre a lenda da Rasga-Mortalha, uma coruja que possui fama de agourenta. “O professor explicou o concurso do Guaraná Tuchaua e disse que podíamos escolher escrever sobre lendas, então eu pesquisei e encontrei essa da rasga- mortalha. Achei interessante e resolvi contar uma história sobre isso, mas falando sobre a lenda em uma comunidade indígena”. A jovem, que elege matemática como sua matéria favorita, disse que foi informada pelo Grupo Simões que tinha sido uma das alunas selecionadas. “Fiquei muito feliz, agora estou aguardando o dia do lançamento da minha história”, conta Jéssica, que sonha em ser arquiteta no futuro.

Elis Cristina Nascimento do Amaral, de 14 anos, é estudante da Escola Estadual Professor Djalma da Cunha e escreveu a história “O quê que é que a nossa terra tem de bom?”, em parceria com a colega de classe, Beatriz Alves Guimarães. “A professora de Português da nossa escola explicou o concurso e nos incentivou a escrever histórias. Ela disse que podiam ser individuais ou em dupla. Eu e a Beatriz então resolvemos escrever algo com as gírias amazonenses e sobre as características do nosso Estado. Falamos bastante sobre coisas do dia a dia e as riquezas da Amazônia, esse lugar tão bonito que vivemos”, explica a jovem, que também gosta de matemática e quer cursar a faculdade de medicina.

Os alunos Isabella Lima de Silveira e Rafael Campos, ambos de 13 anos, escreveram juntos a redação “A verdadeira história do guaraná” e estão entre os selecionados da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro. Rafael e Isabella contam que já participaram de outros concursos de redação e estão extremamente felizes por terem sido contemplados na etapa final do “Histórias da Galera”, do Guaraná Tuchaua. “A professora nos orientou a falarmos sobre alguma coisa da nossa terra, então eu e a Isabella pensamos em fazer uma redação sobre como é viver na Amazônia e os costumes locais, mas depois mudamos de ideia e resolvemos então desenvolver sobre uma lenda que falasse sobre a origem do guaraná e da castanha”, conta Rafael, que explica que a história foi feita em dois dias. Isabella conta por que a dupla mudou de ideia e resolveu optar por seguir adiante com o desenvolvimento de uma lenda. “As lendas fazem mais parte da nossa cultura. As pessoas daqui gostam de lendas e até os que moram fora, quando vem nos visitar, querem saber tudo sobre as lendas locais. Pensamos também que a redação é mais fácil, já que escrever sobre lendas acaba sendo um texto bem mais elaborado”, revela Isabella.

O jovem Rafael, que adora ciências e tem o desejo de se tornar um engenheiro ambiental, admite que estava na expectativa para o resultado final do concurso. “Ficamos muito felizes, não achávamos que íamos ser escolhidos. Eu ficava sempre olhando o site e quando vi o meu nome e da Isabella como alunos classificados ficamos muito orgulhosos. Escrevemos a história com muito esforço, carinho e dedicação”, complementa o aluno. Isabella conta que foi o parceiro quem ligou avisando que tinham sido selecionados. “Eu estava em uma livraria quando o Rafael me ligou super empolgado dizendo que tínhamos conseguido, fiquei muito feliz. Na verdade, pensamos que tínhamos passado do prazo nas etapas de seleção, mas ainda bem que conseguimos entregar tudo a tempo. Estou uma pilha para o dia do lançamento, super feliz, e nem acredito que passamos porque tem muita gente na nossa escola que manda muito bem em redação também”, conta Isabella que pretende ser médica.

Os enredos foram de livre escolha, dentro do tema proposto, que tinha como objetivo contribuir com a valorização da cultura amazônica a partir da visão desses jovens. Os alunos foram inspirados desde o início do concurso com atividades dinâmicas que buscavam explorar os aspectos regionais abrangendo lendas, mitos, costumes e gírias que fazem referência à Região Norte.

As escolas participantes do projeto foram Escola Estadual Professora Leonor Santiago Mourão (Nossa Senhora das Graças), Instituto de Educação do Amazonas (Centro), Escola Estadual João dos Santos Braga (Nova Cidade), Escola Estadual Severiano Nunes (Parque 10), Escola Estadual Professor Sérgio Pessoa Figueiredo (Cidade de Deus), Escola Estadual. Elisa Bessa Freire (Jorge Teixeira), Escola Estadual Professor Djalma da Cunha (Educandos) e Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro (São Lázaro).


Sobre o Grupo Simões
Com sede em Manaus, é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir duas marcas próprias: a água mineral Belágua e o guaraná regional Tuchaua. O Grupo ocupa 42% do território nacional, com quatro fábricas de bebidas espalhadas nos Estados da Região Norte, exceto Tocantins. O Grupo Simões atua, ainda, no segmento de veículos, com quatro concessionárias, na capital amazonense. E no segmento de Gás Carbônico com fábricas em Manaus, Belém e Porto Velho.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024