Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Crianças comandam primeiro programa infantil do Amazon Sat

Estreia do programa `Eu sou o Bicho` no dia 7 de fevereiro.

Por Portal Amazônia,
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
 
 
 

Crianças comandam primeiro programa infantil do Amazon Sat
Eu sou o bicho. / Reprodução / Amazon Sat

Interprograma `Eu sou o bicho` é apresentado por crianças e aborda os animais da Amazônia sob o olhar dos pequenos

A infância é marcada pelas descobertas: brincadeiras divertidas, lugares novos e animais diferentes. Para ajudar os pequenos a entenderem e descobrirem como é a vida dos animais na Amazônia, o canal Amazon Sat estreia o programa `Eu sou o Bicho` no dia 7 de fevereiro. E contará com a ajuda das próprias crianças para isso. 

O programa educativo surgiu a partir de um projeto interno do Amazon Sat, o `Inovar`. O projeto consta na sugestão de colaboradores sobre novas possibilidades para o canal. Um dos escolhidos foi o `Eu sou o Bicho`, um interprograma que falaria sobre os animais amazônicos no intervalo da programação.

A criadora do projeto, a supervisora do núcleo de produção do Amazon Sat Taina Santos, contou que desde sua entrada no canal sentia falta de um programa que falasse somente sobre a fauna amazônica. "Depois que foi apresentado no Inovar, o nosso departamento verificou a possibilidade de ser voltado ao público infantil. Eu não tenho nenhuma notícia de produção de um programa infantil aqui na Região Norte. Hoje o projeto está focado completamente nesse público, meio ambiente e educação", detalhou.  

Macaco, onça, tartaruga. Esses são apenas alguns dos animais que farão parte do interprograma. Com cinco minutos de duração e apresentados pelos mini-repórteres, `Eu sou o bicho` será semanal, com um total de quatro programas inéditos durante o mês entre a grade da programação do canal. As datas de veiculação e das reprises ainda serão definidas para que atinja o público alvo, crianças entre dois e 10 anos.

Produtora do programa, Tainá assegurou que este é um trabalho prazeroso e um incentivo. "Como colaboradora vejo que a empresa abriu as portas para a nossa criatividade e sinto que fui reconhecida pela ideia que tive, o que faz com que eu tenha mais prazer de trabalhar e ser mais engajada. Eu gosto muito de animais e gosto muito do meu trabalho, então casou", afirmou. 

Os episódios inéditos vão ao ar dia aos sábados, às 10h; com alternativos aos domingos às 15h, terça-feira às 18h30, quinta-feira às 14h e sexta-feira às 10h30.

Como funciona

Inicialmente, filhos de colaboradores e estudantes de escolas parceiras do canal estão entre as crianças selecionadas para entrevistar um biólogo que os acompanhará. "Para gravar preferencialmente são crianças na faixa de seis e oito anos, porque nesta fase a curiosidade e desenvoltura são mais desenvolvidas. Buscamos crianças que tenham facilidade de se comunicar e não tenham vergonha diante da câmera", disse a gestora de educação do canal, Marcya Lira.

Depois de conhecer e escolher as crianças, o bicho é apresentado à elas, uma vez que quanto maior a proximidade, mais interessadas elas ficam nos animais. "Previamente enviamos um roteiro para que o adulto treine com sua criança, que não seja nada mecânico e a criança já traga um pouquinho de conhecimento além do que já tem", revelou a gestora. "A gente não tá preocupado muito coma dicção da criança, mas em como ela vai passar essa mensagem, na desenvoltura dela. A gente quer a inocência, a simplicidade, a espontaneidade, porque cada criança é uma surpresa ", reiterou Tainá.

A partir daí, os pequenos conversam com o biólogo, que falará as informações que eles desconhecem sobre os animais. Tainá destacou que os animais são escolhidos à partir do conhecimento popular, bichos que as pessoas conhecem, mas que não sabem onde vive, o que come.

A produtora do programa faz questão de destacar que a principal preocupação nas gravações é com a segurança das crianças. "Afinal de contas são animais selvagens, a gente precisa de toda a segurança com as crianças e é tudo feito para que nada ocorra. O que a gente quer passar é que você não vai chegar no zoológico e pegar um bichinho daquele, ele não é de estimação, mas passar a informação. Por isso sempre deixaremos no final do programa uma mensagem de que se tem que cuidar do meio ambiente", explicou.

Foco na educação

O `Eu sou o bicho` será além da televisão. De acordo com Marcya Lira, o programa vai estar presente também nas mídias sociais, na internet - por meio do site - e nas escolas - parceiras do canal. "Terá ainda uma área dedicada ao professor. O professor de escolas parceiras terá acesso e poderá baixar conteúdo sobre o animal, com jogos, dinâmicas e aulas que podem ser ministradas. A proposta é fazer com que o nosso conteúdo não seja apenas assistido, mas também utilizado", afirmou.

Segundo a web designer Mayara Castro Silva, uma das coordenadoras de criação do site, o conceito está ligado ao contexto educacional. "O público adulto será os professores e educadores em geral e as crianças do ensino fundamental. Para isso, no site, terão jogos e conteúdos referentes aos animais amazônicos com o intuito de ensinar mais sobre eles", disse.

Além de Mayara, o projeto de criação conta com mais cinco profissionais, como Leticia Katarine, responsável pelo layout (visual) do site, e Elisama Lima, analista de sistema que tem acompanhado, verificado e documentado a produção.

De acordo com Elisama, inicialmente dois jogos comporão a dinâmica educacional: o jogo da memória e o jogo da velha. "Mas com as novas atualizações, terão novos jogos", adiantou. O site estará incorporado ao Portal Amazônia e os vídeos também poderão ser acessados no Bora Vê.

Quero ser parceiro

Por enquanto, apenas crianças das escolas parceiras do canal tem acesso. A escola que tiver interesse deve enviar e-mail para o endereço eusouobicho@amazonsat.com.br, para receber uma proposta de como participar do projeto.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024